LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo de SP autoriza distribuição de medicações derivadas da cannabis pelo SUS

01 de fevereiro de 2023 3

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou na última terça-feira, 1º de fevereiro, o Projeto de Lei (PL) 1.180/2019 que prevê a distribuição da cannabis medicinal através do Sistema Único de Saúde (SUS). Apoiador do ex-Presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio se mostrou favorável ao fornecimento da substância aos pacientes com prescrição médica.

De acordo com o texto aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o PL 1.180/2019 estipula que os cidadãos recebam em determinados casos as medicações produzidas a partir do canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC), ambos derivados da cannabis com comprovação de eficácia em paciente com autismo e epilepsia (convulsão).

Em 2015 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação de remédios com substância ativa proveniente da cannabis, mas o alto preço inviabilizada a aquisição dos medicamentos. Na época, essa substância ainda não estava sendo cotada para oferta pelo SUS no estado de SP.

Durante uma coletiva de imprensa na terça-feira, Tarcísio compartilhou um relato pessoal afirmando que seu sobrinho melhorou da Síndrome Dravet, encefalopatia progressiva, após o uso do canabidiol. O PL foi sancionado com alguns vetos e deve retornar á Alesp para discussão do Poder Legislativo Paulista.

"Ele [a criança] só melhorou quando começou a tomar canabidiol. É duro você ter na família alguém com síndrome de Dravet. Você vê uma criança que, em vez de brincar, está convulsionando, convulsionando, convulsionando", disse o governador

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) — Foto: Reprodução/G1.

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o uso de medicações derivadas da cannabis não causa a mesma reação após a inalação da maconha. No caso dos remédios, a substância psicoativa serve apenas para diminuir temporariamente a atividade cerebral cessando as convulsões no paciente.


3

Comentários

Governo de SP autoriza distribuição de medicações derivadas da cannabis pelo SUS
  • Tem que deitar né
    Os mais lunáticos surtam rs

      • Isso foi um tapa na kara dos defensores ferrenhos do ostracismo conservador e da moralidade de catedráticos que se acham nesse País kkkkk Chorem na caminha

          • Já tomei esse remédio da Cannabis, gastei mais de 2k importando dos USA, no final não funciona para depressão, autismo e etc, acho que é mais para epilepsia%u2026 o resto é para tirar mais dinheiro do SUS e do governo, no final quem é mais ignóbil são vocês progressistas que estão financiado essas empresas farmacêuticas *privadas* com dinheiro do SUS que poderia estar sendo usado para coisa melhor, como tratamento de câncer, que neste momento tem um monte de gente morrendo na fila desse tratamento de câncer do SUS, mas não, que a população sofra importante é financiar essas farmacêuticas privadas, isso que é importante, não tem nada a ver com conservadorismo, é sobre não ser canalh*

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Economia e mercado

          Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

          Asus

          ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços