Economia e mercado 08 Fev
Atualmente, o repositório GitHub da Mozilla contém um código para a versão iOS do Firefox com referências ao GeckoView, um wrapper para o mecanismo de renderização Gecko do Firefox. No entanto, as regras da App Store obrigam que navegadores do iOS e iPadOS devem usar seu próprio mecanismo de navegador WebKit, o que impediria a circulação dessa nova versão do Mozilla.
Especula-se que essa versão seja apenas para testes internos, mas alguns desenvolvedores de software indicam que é um projeto secundário, que pode repercutir em um "Gecko Firefox adequado no iOS".
O Google também parece estar investindo nisso, já que na semana passada a equipe Chromium começou a trabalhar em um novo navegador para iOS baseado no Blink, também na expectativa de mudanças nas regras da plataforma.
No governo Biden, há um crescente movimento antitruste e, por isso, a Apple deve estar se preparando para abandonar essa restrição do mecanismo do navegador, com medidas mais amplas para permitir motores de navegadores de terceiros na Europa. O principal motivador da mudança é a Lei de Mercados Digitais da União Europeia, que deve obrigar a Apple a fazer grandes mudanças nas regras da plataforma já no próximo ano. Esse tipo de legislação também está em andamento nos EUA, Reino Unido, Austrália e Japão.
Comentários