LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim das restrições? Google testará navegador para iOS que não utiliza o WebKit da Apple

07 de fevereiro de 2023 0

O Google testará as capacidades de um navegador baseado em Blink no iOS. Trata-se do motor de renderização utilizado pelo Chrome, Microsoft Edge e outras plataformas que utilizam o Chromium. A equipe de desenvolvedores publicou alguns detalhes do projeto em 31 de janeiro, indicando que é apenas uma aplicação “experimental”.

Embora a Apple impeça qualquer aplicativo de navegação web de utilizar um motor que não seja seu próprio WebKit (fazendo com que todos os navegadores sejam basicamente uma cópia do Safari), a gigante das buscas parece interessada em “entender certos aspectos do desempenho no iOS”, segundo um porta-voz do Google.

(Imagem: Reprodução)

O Google deve analisar como um navegador com Blink se comporta no iOS, mas para não ser impedido pelas políticas restritivas da Apple, o projeto não será disponibilizado para o público e permanecerá em testes internos utilizando seus mecanismos para desenvolvedores.

A ideia é criar um aplicativo que utiliza o “content_shell” para garantir que o Google tenha um navegador “a pronta entrega”, caso as políticas restritivas mudem e passem a permitir que aplicativos de terceiros sejam baseados em um motor de navegação alheio ao WebKit. A Mozilla está adotando uma estratégia semelhante com o Firefox.

O content_shell, conforme explica um especialista contatado pelo The Register, é um navegador extremamente básico para fins de teste, mas que pode representar “o início de uma adaptação dos navegadores” para o iPhone e iPad.

Desenvolvedores são severamente prejudicados pelas políticas da Apple. Além das comissões anticompetitivas da App Store, os navegadores projetados para iOS são forçados a utilizarem o motor WebKit que, segundo especialistas, não é otimizado para aplicações web e pode obrigar a criação de aplicativos que rodam nativamente no iPhone.

(Imagem: Reprodução)

A Apple nunca deu indícios de que pretende tornar seu sistema operacional mais aberto e segue defendendo que a plataforma fechada é mais segura para os usuários. Por outro lado, órgão reguladores de mercado estão fechando o cerco contra a big tech, que pode finalmente lançar celulares com porta USB-C em 2023 ou 2024, substituindo o padrão Lightning.

Você acredita que a Apple mudará as políticas do iOS? Comente abaixo!

Veja mais!


0

Comentários

Fim das restrições? Google testará navegador para iOS que não utiliza o WebKit da Apple
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista