LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Real Digital: Banco Central anuncia o começo dos testes do projeto-piloto

07 de março de 2023 7

Atualização (07/03/2023) - por DT

O Banco Central do Brasil anunciou nesta semana o calendário de testes do projeto-piloto do real digital. O objetivo é incorporar essa versão da moeda brasileira ao sistema financeiro do país no final de 2024 ou início de 2025.

O teste vai ser realizado em um ambiente simulado, ou seja, não vai envolver transações ou valores reais. Na fase piloto iniciada, o BCB irá avaliar os benefícios da “programabilidade oferecida por uma plataforma de tecnologia de registro distribuído".


De acordo com as informações divulgadas pela instituição, esse sistema oferece um cenário completo e "multiativo para operações com ativos tokenizados, dados os contornos legais de sigilo, proteção de dados e prevenção à lavagem de dinheiro”.

O acesso direto a contas e passivo digital do BC continuará restrito a instituições autorizadas. O projeto prevê a participação de usuários finais por meio de depósitos tokenizados mantidos por instituições financeiras (IFs) ou instituições de pagamento (IPs).

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) também vai participar dos testes e contemplará a emissão de Títulos Públicos Federais e a liquidação de transações envolvendo esses títulos com Entrega conta Pagamento (Delivery versus Payment – DvP) no nível do cliente final.

Um fórum será criado durante o piloto para a troca de informações. Além das associações representativas das instituições autorizadas a funcionar pelo BC, está prevista a extensão do convite de participação do fórum à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Há alguns dias o presidente do Banco Central (BC) afirmou que o projeto piloto do Real Digital já estava pronto para ser lançado, mas ainda não havia sido revelado uma data para início da sua execução. Agora, Roberto Campos Neto, que preside o BC, revelou que o projeto entrará na fase prática em março deste ano, além de outras metas para a moeda.

A declaração foi dada pelo presidente do BC em um evento realizado em uma universidade em Brasília (DF). Na conferência ele disse:

Em termos de próximos passos, no mês que vem, a gente vai ter o piloto funcionando, então no mês que vem a gente já vai ter um piloto da moeda digital, o Brasil vai ser um dos primeiros países do mundo a fazer isso

Campos Neto afirma que a meta é que o Real Digital esteja funcionando plenamente para o público até o fim de 2024, pois é necessário garantir a segurança a respeito da plataforma, o que somente é possível com testes práticos.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Imagem: Pedro França/Agência Senado

O líder do Banco Central explicou que o projeto está sendo desenvolvido em parceria com diversas instituições e trará diversos benefícios como:

  • Custo reduzido de intermediação;
  • Mais eficiência;
  • Inclusão digital;
  • Maior facilidade de monetização.

Basicamente, pegar um depósito, bloquear ele e emitir um token em cima daquele depósito. Se ele é um depósito tokenizado, herda toda a regulação do depósito. Isso significa muito, imagina fazer uma nova regulamentação inteira.

Desta forma, o Real Digital tende a ser uma extensão da moeda atual do Brasil, por isso será emitido pelo Banco Central que manterá a sua custódia e o distribuirá para bancos parceiros o repassarem aos brasileiros como já ocorre com o Real.

Isso significa que o Real tradicional poderá ser trocado pelo Real Digital sem problema algum. A cotação diante outras moedas também será a mesma e não haverá remuneração para correção automática de recursos.

Campos Neto ressaltou ainda que o Real Digital terá todas as medidas de segurança jurídica, privacidade e segurança cibernética para evitar fraudes em operações. Por fim, não será permitido que bancos emprestem os recursos do Real Digital a terceiros e depois devolva-os aos clientes, como já ocorre com o Real físico.

Matéria original (15/02/2023)

Real Digital: presidente do Banco Central afirma que projeto piloto está pronto para ser lançado

O projeto piloto do Real Digital parece estar pronto para ser implementado. Pelo menos é o que o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, afirmou durante uma apresentação no BTG Pactual CEP Conference 2023 nesta terça-feira (14). Segundo ele, "Vai começar já agora".

Anteriormente, a instituição chegou a anunciar a criação de uma blockchain própria para a versão digital do dinheiro que circula no Brasil. Em geral, ela é configurada como stablecoin e o seu valor é atrelado ao do modelo físico da nossa moeda nacional e vai nascer atendendo aos requisitos aplicados no setor financeiro, além de estar de acordo com as regras do BC.

O mandado de Campos vai se encerrar no fim deste ano, mas a implementação do Real Digital é a sua prioridade. Nesse sentido, ele também a ideia de integrar o Pix com o Open Finance e além disso, vinculá-los à moeda digital que ainda não tem uma data exata para ser lançada.

De modo geral, a novidade visa facilitar as transações financeiras feitas pelas pessoas no dia a dia, além de reduzir os custos operacionais que envolvem dinheiro. Dessa forma, será possível inserir contratos inteligentes e modernizar o sistema financeiro como um todo.


Os detalhes da implementação do Real Digital estão todos em um artigo do TudoCelular que vai te explicar tudo o que precisa saber sobre a moeda digital. Apesar de não ter uma data, espera-se que a versão digital do dinheiro fique disponível no próximo ano.


7

Comentários

Real Digital: Banco Central anuncia o começo dos testes do projeto-piloto
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços