10 Novembro 2022
O mais temido voltou! É um novo ano e, novamente, a declaração do Imposto de Renda precisa ser feita. A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (14) que os envios começam em 15 de março e, para aqueles que deixam as coisas para o último momento, o prazo final foi estendido.
O que geralmente cessava no final de abril agora se estende até maio. Portanto, os contribuintes terão mais um mês para enviar seus comprovantes e podem declarar até o dia 31 de maio. Todo ano, esse tema gera dúvidas e desperta também a preguiça de alguns cidadãos, mas vale ressaltar que, desde 2014, a declaração pré-preenchida está disponível e deve facilitar a vida de muitas pessoas.
Em 2022, a função foi disponibilizada para todos os contribuintes com conta gov.br nível ouro ou prata (para conquistar esses benefícios, é só seguir as opções do site do governo e enviar os documentos solicitados). A declaração pré-preenchida é oferecida ao contribuinte a partir da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), entregue ao órgão até o final de fevereiro.
Os dados da Dirf são processados e, em seguida, utilizados para o preenchimento prévio das declarações de pessoas físicas. Mesmo assim, é importante que o contribuinte atualize, confirme os dados, inclua ou exclua o que estiver contraditório. A declaração pré-preenchida fica disponível no portal da Receita Federal, no aplicativo Meu Imposto de Renda para celular e também na página do e-CAC.
Comentários