Segurança 16 Fev
Dois dos maiores sites de pirataria de animes do Brasil foram fechados hoje por meio de uma operação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A Operação Animes é um desdobramento da Operação 404 que foi iniciada em 2019 em conjunto com a Content Overseas Distribution Association (Coda).
A MJSP não comunica qual o nome dos sites fechados, mas a operação foi grande, pois também resultou na busca e apreensão de computadores, celulares, dispositivos tecnológicos, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis em redes sociais, conforme informado pelo delegado da Seção de Crimes Cibernéticos, Sidney Tenório.
A operação que começou em 8 de fevereiro prendeu um universitário de 22 anos que mora em Arapiraca, Alagoas, e é responsável por uma das páginas que distribuíam conteúdo ilegal na internet. Uma segunda busca e apreensão também ocorreu em Pompeu, Minas Gerais, onde computadores e HDs também foram confiscados.
Usuários das redes sociais já apontam que um dos sites fechados pela operação pode ser o Better Anime, que agora exibe uma mensagem indicando que o dono não foi preso, mas teve que fechar o site após uma notificação com DMCA (Digital Millenium Copyright Act), uma lei criada nos EUA que criminaliza a distribuição ilegal de conteúdo com direitos autorais.
No Brasil a punição para a pirataria pode ir de dois a quatro anos de prisão e multa, além de responder até por associação criminosa e lavagem de capitais, se for determinado pelo Ministério da Justiça.
Por fim, vale lembrar que fornecedores que vendem serviço de IPTV pirata também estão tendo IPs bloqueados pela Anatel desde o início de fevereiro para impedir a distribuição ilegal de conteúdo.
Comentários