
Economia e mercado 08 Fev
28 de fevereiro de 2023 0
O Banco Central do Brasil reabriu nesta terça-feira (28) a plataforma do Sistema de Valores a Receber (SVR) para consultas sobre eventuais valores "esquecidos” por brasileiros em bancos. No momento, o mecanismo informará apenas se há ou não alguma quantia ser retirada.
Já o valor e os próximos passos só serão liberados no próximo dia 7 de março, a partir das 10h. A consulta pode ser feita no site do Banco Central. Atualmente, estão disponíveis cerca de R$ 6 bilhões para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.
De acordo com o BC, o Sistema de Valores a Receber (SVR) vai trazer “novidades importantes como impressão de telas, sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida”. A consulta pode ser feita no site do Banco Central (neste link).
Ao abrir o site, o usuário vai precisar inserir o seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento. O sistema indicará se ele possui saldo ou não. Em casos positivos, a ferramenta não vai apontar imediatamente qual a quantia, cabendo esperar para a próxima etapa.
Em outro momento, a pessoa que tem valores a receber é informada sobre o montante em si e, posteriormente, pode solicitar a transferência de todo o dinheiro para uma nova conta ativa. A plataforma permite consultar os valores de:
Vale destacar que é bom ficar atento para não cair em golpes. O BC não recomenda clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram, nem fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores, já que o resgate é 100% gratuito.
Outro ponto a ser salientado é que nenhuma instituição responsável pelo sistema pede para o usuário fornecer informações pessoais ou senhas para liberar o dinheiro. Portanto, qualquer comportamento com esses sinais é um golpe.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários