Economia e mercado 01 Mar
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deferiu na última quinta-feira, 2, por meio da Resolução RE 661, o registro de um novo imunizante contra a dengue, doença transmitida pelo mosquito aedes aegypt. A Qdenga, nome dado à vacina da Takeda Pharma Ltda, é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença expandindo a proteção.
Conforme consta na bula, esse imunizante é indicado para pessoas com faixa etária entre 4 e 60 anos, com aplicação subcutânea em esquema de duas doses; o intervalo entre cada administração é de 3 meses. Esta é a primeira vacina aprovada no Brasil para um público mais amplo alcançando não apenas os adultos, mas também crianças e adolescentes.
A concessão do registro pela autoridade sanitária dá o sinal verde para a farmacêutica iniciar as vendas em território nacional, desde que mantidas as condições aprovadas. A Anvisa reforça que a empresa deve manter o monitoramento de possíveis efeitos adversos na população imunizada com a Qdenga.
Na avaliação clínica da vacina foi demonstrada uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de situação sorológica de base para dengue (indivíduos soropositivos e soronegativos) em 12 meses após administração do composto em voluntários.
Não há informações sobre o preço e disponibilidade da vacina, portanto não sabemos se o item será integrado ao Plano Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS).
Comentários