Tech 13 Mar
O Brasil é o terceiro país no mundo que mais utiliza redes sociais. É o que informa o levantamento da Comscore, que analisou o uso dessas plataformas em todo o mundo em 2022 e apresentou os resultados no relatório "Tendências de Social Media 2023".
Segundo a Comscore, o Brasil somente perde para Índia e Indonésia no ranking de países que mais utilizam redes sociais no mundo, superando Estados Unidos, México e Argentina.
Dentre as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros estão as seguintes com o alcance geral de:
- YouTube: 96,4%
- Facebook: 85,1%
- Instagram: 81,4%
Demais redes presentes no ranking estão TikTok, Kwai e Twitter, mas Instagram e YouTube são as com maior retenção, isto é, onde os usuários gastam mais minutos online, o que combina com os números divulgados pelo Reuters Institute em 2022, onde foi mostrado que a maioria das pessoas usa o YouTube para ver notícias.
TikTok e Instagram também lideram na categoria "consumo cruzado" com o YouTube, onde 99,1% dos usuários acessam pelo menos uma das primeiras e o portal de vídeos do Google.
Falando de tempo online, a Comscore diz que 131,5 milhões de brasileiros têm passado cada vez mais tempo na internet. Somente em dezembro foram 356 bilhões de minutos, o que equivale a 46 horas de acesso online por usuário no fim de 2022, representando um aumento de 31% neste valor em relação ao registrado em janeiro de 2020.
A pesquisa também classificou os assuntos mais preferidos por rede social, onde os principais interesses são os seguintes:
- Facebook: viagens e telecomunicações;
- Instagram: viagens e saúde;
- TikTok: jogos e telecomunicações.
Já no quesito interações, o Facebook lidera em postagens sobre entretenimento, mídia e publicidade, enquanto o Instagram as publicações mais populares envolvem mídia e esportes.
Entre janeiro e dezembro de 2022 o número de interações cresceu no Twitter, Facebook e Instagram atingindo os seguintes números em relação a 2021:
- 15,6 bilhões de ações (aumento de 17%);
- 10 milhões de novos conteúdos (aumento de 2%);
- 230,8 milhões de compartilhamentos (queda de 20%).
Dentre os influencers, os mais populares são aqueles que falam de programas de TV e filmes, representando 30% do engajamento nas redes sociais em 2022. A produção de conteúdo por influencers cresceu 9%, enquanto eles foram responsáveis por 59% do engajamento de todas as redes durante o ano passado.
Qual a sua rede social favorita? Conte nos comentários!
Comentários