LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim do HD? Vida útil de discos rígidos caiu para menos de 3 anos sem defeitos, indica pesquisa

21 de março de 2023 13

A Secure Data Recovery, companhia especializada na recuperação de dados em unidades de armazenamento corrompidas, divulgou uma pesquisa que sinaliza mudanças na expectativa de vida útil de discos rígidos (HDDs), cada vez menos populares no mercado. Segundo a análise, a durabilidade desse hardware parece ter diminuído nos últimos anos.

Conforme revelado em um artigo publicado em 8 de março, a vida útil estimada dos discos rígidos passou a ser de 2 anos e 10 meses, na média. O estudo considerou 2 mil unidades defeituosas que foram enviadas para recuperação, e com base nos relatos dos usuários, a atual expectativa de vida dos HDDs parece inferior às estimativas da última década.


A vida útil de um disco rígido é avaliada por seu mean time between failure (MTBF ou “tempo médio entre falhas”, em tradução livre), isto é, o intervalo de tempo aproximado entre seu funcionamento correto e sua primeira falha crítica.

A Secure Data Recovery, por outro lado, levou em consideração o tempo de funcionamento total dos dispositivos para estimar a vida útil — desde seu primeiro uso até o ponto em que apresentou defeito. Outro parâmetro considerado no estudo é a quantidade de setores danificados ao longo de suas operações de leitura e gravação.

Atentando-se à fabricante, quantidade de discos rígidos e outros parâmetros, a empresa obteve dados interessantes sobre a vida útil de diferentes modelos. Confira:

A quantidade de horas de funcionamento dos modelos testados indica que a média de vida útil dos discos é de 25.233 horas antes de apresentar uma falha, ou seja, 1.051 dias ou 2 anos e 10 meses. A média de setores com mal funcionamento foi de 1.548. Cabe lembrar que a quantidade média de setores em um HDD de 1 TB é de cerca de 2 bilhões.

Embora a quantidade de “bad blocks” possa parecer ínfima frente à quantidade total de setores, a tendência é que a taxa de problemas nas subdivisões do disco rígido aumente com o tempo, multiplicando o risco de corrupção de dados.

Novos modelos são menos resistentes

Os discos rígidos são peças de hardware mecânicas. Para encontrar uma informação armazenada, o disco óptico em seu interior gira em alta velocidade — até dezenas de milhares de rotações por minuto — para que possa ser lido por um braço móvel eletromagnético até que o dado desejado seja identificado.

Esse processo é suscetível a falhas por influência de vários fatores, como impactos físicos do dispositivo, portanto, é ideal que todos os seus mecanismos sejam próximos de impecáveis desde sua fabricação.

(Imagem: Reprodução)

O problema é que, para tentar manter essas unidades de armazenamento com desempenho suficiente para lidar com as atuais aplicações de computação, as fabricantes tentam ultrapassar limites com novas tecnologias para ampliar as capacidades e velocidades de leitura, o que acaba colocando o disco sob mais estresse.

Nesse cenário, a Secure Data Recovery identificou que a maioria dos discos rígidos defeituosos recebidos foram produzidos após 2015, embora a quantidade não tenha sido revelada, indicando que os modelos produzidos na última década são mais frágeis.

O HDD ainda é uma tecnologia utilizada com frequência devido ao seu menor “preço por byte”. É possível encontrar modelos de 1 TB por menos de R$ 300, enquanto um SSD de capacidade aproximada pode custar até R$ 400. A discrepância se deve à velocidade incomparável de leitura sequencial do SSD, que pode facilmente superar 7 GB/s.

Por outro lado, os discos rígidos ainda servem como uma opção interessante para aqueles que não costumam rodar jogos em seus computadores ou possuem uma rotina de uso brando. Para esses perfis de uso, recentemente, a Seagate deu uma prévia de seus novos HDDs de 30 TB com tecnologia HAMR.


13

Comentários

Fim do HD? Vida útil de discos rígidos caiu para menos de 3 anos sem defeitos, indica pesquisa
  • Tenho um HDD de 1TB no meu notebook HP com 8 anos de uso e nunca deu problemas. Tive amigos com SSD bem mais novos e já deu tela azul de RIP

      • Matéria fraca, para se dizer que está diminuindo tem que ter parâmetro, sei que existe esse parâmetro, porém este não é informado na matéria, deveriam ter mais esmero com as postagens já que são "noticiadores".

          • Sei não em, comprei um Seagate que em 2 anos e 2 meses simplesmente morreu. E tem HDDs antigos de 80GB 240GB funcionando perfeitamente. Só me cheira mesmo é a validade reduzida dos produtos para aumentar lucros.

            • só se estão fabricando de forma porca pra forçar a compra de ssd, mas hd sempre teve vida util alta.

              • Hoje quase comprei um HD da netac 1tb era 250 reais só no Brasil que é caro

                  • Só aqui no Br mesmo pra ter SSD de 1 TB por 400 molusco. Importei de 1 TB por 160 reais. E tá funcionando muito bem.

                    • Isso é muito estranho. Eu nunca tive um HD que teve problema. Eu sempre troquei de computador, sem precisar de um novo.
                      SSD agora dominou e é um caminho sem volta (felizmente), mas essa de HD dar problema fácil é muito mito.

                        • Meu jovem, perdi tudo, fotos de casamento, conversas do início de namoro e tudo mais porque meu Seagate foi pros inferno com 2 anos e 2 meses de uso.

                            • Meu notebook tem mais de 8 anos, e o HD que veio de fábrica com ele segue firme (o fato de ainda estar com Windows 8 e não Windows 10 certamente deve estar ajudando).
                              Mas já peguei um Lenovo ThinkCentre com HD instalado em 2021, que pouco mais de 2 anos de uso o HD já pifou.
                              Complicado.

                                • Aqui na empresa ja tive varios com problemas.... 90% era da SEAGATE.

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Windows

                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                  Economia e mercado

                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista