LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Realme C55: câmera de 64 MP e polêmica "mini cápsula" são bons atrativos? | Vídeo Hands-On

05 de abril de 2023 5

Lançado oficialmente no Brasil nesta semana, o realme C55 é a mais nova aposta da fabricante chinesa no mercado brasileiro de smartphones de entrada.

Ele tem aquele design atraente que já é característico da marca, construção sóbria e até traz uma boa ficha técnica. Isso porque estamos falando de um aparelho que tem tela com taxa de 90 Hz e processador MediaTek Helio G88.

Além disso, também posso citar como destaques a presença de uma câmera principal de 64 MP e também bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 33W.

Mas será que o realme C55 tem fôlego para competir com seus rivais da Samsung e Motorola aqui no Brasil? Fica comigo até o final que vamos responder essa e outras perguntas neste rápido hands-on.

Design e acessórios

O C55 é um smartphone que podemos considerar bonito e isso é algo muito positivo na linha de aparelhos da realme. Isso porque a fabricante costuma caprichar no visual dos seus dispositivos, mesmo naqueles que custam menos.

Por isso, aqui no C55, apesar da construção no bom e velho policarbonato, o acabamento chama a atenção graças a linguagem de design Sunshower, que simula o brilho da luz do Sol ao passar pela chuva. O processo Glitter Sand ainda combina dupla textura e duplo revestimento para efeito tridimensional.

Já o módulo de câmeras é composto por dois círculos gigantes e saltados, cujo contorno é um tanto chamativo graças ao acabamento reluzente.

Na parte de conexões, o realme C55 tem gaveta híbrida para dois chips SIM e cartão MicroSD. Além disso, o leitor de digitais fica localizado no botão de energia e é bem responsivo.

Na parte inferior há a porta USB-C, alto-falante principal, microfone e porta P2 para fones de ouvido com fio.

Por fim, a realme manda um conjunto completo na caixa do C55. Ou seja, temos nela o smartphone, cabo de carregamento, chave de gaveta SIM, uma capinha de proteção e também o carregador rápido de 33 Watts.

Tela e Hardware 

O realme C55 foi anunciado com tela IPS LCD de 6,72 polegadas que tem resolução Full HD Plus e que suporta taxa de atualização de 90 Hz por padrão.

Esse display é de boa qualidade, tem boa calibração de cores e ângulos de visão. Nada muito diferente do que você esperaria de um painel IPS LCD.

Ele é eficiente e no dia a dia vai dar conta do recado. Continuando na ficha técnica, temos aqui processador MediaTek Helio G88, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.

Caso você deseje, ainda é possível expandir a quantidade de RAM para até 16 GB na modalidade virtual. O mesmo também pode ser feito com a memória, mas usando cartão MicroSD, é claro.

Na parte de som, temos aqui apenas um alto-falante, mas a fabricante está disponibilizando no C55 o recurso Ultraboom. Com ele, você pode aumentar o volume em até 200%.

O realme C55 ainda tem Wi-Fi em banda dupla, Bluetooth 5.2, NFC para pagamentos por aproximação e traz bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido SuperVOOC de 33 Watts.

É claro que mais detalhes sobre a autonomia e até a velocidade de carregamento nós vamos saber quando o realme C55 passar pelos nossos testes padronizados.

Software

O realme C55 já sai da caixa rodando o Android 13 nativo. A fabricante ainda aplica uma camada extra de personalização com a realme UI 4.0, mas em linhas gerais o software é relativamente próximo do Android tradicional. Nada de mudanças muito agressivas.

Agora, o que realmente tem dado o que falar é o recurso de mini cápsula. Na prática, é algo bem parecido com o que a Apple apresentou no iPhone, mas um pouco mais limitado. Com essa funcionalidade você pode ver o status de carregamento do aparelho, alertas de bateria baixa ou receber alerta de uso de dados.

Outro destaque importante é a presença do software Prolight para que os usuários possam tirar boas fotos noturnas. Claro que isso é algo que vamos ver na prática quando fizermos o review do aparelho.

Por fim, em linhas gerais, o sistema operacional está bem otimizado e deve atender bem às demandas dos usuários.

Câmeras

Durante o anúncio do novo realme C55, a fabricante deu muito destaque para a câmera principal. Isso porque a empresa afirma que essa é a primeira câmera de 64 MP do segmento, além de entregar o maior sensor da categoria.

Na prática, realmente temos um bom sensor neste smartphone. As fotos exibidas como exemplo, em ambientes bem iluminados, saem com cores vivas e bem ajustadas.

Temos também bom contraste e detalhes bem nítidos. Ainda não tivemos tempo de testar em ambientes noturnos, mas a realme divulgou imagens de boa qualidade durante a apresentação.

A empresa ainda destacou o modo noturno mais rápido e nítido, além do recurso Dynamic Image Snapsot para fotos mais detalhadas, mesmo em movimento, sendo que o software trabalha com inteligência artificial.


Já o sensor frontal de 8 MP também promete boas selfies e consegue fazer imagens dentro do esperado para a categoria, enquanto o sensor secundário de 2 MP é apenas um complemento para o efeito de profundidade.

Em geral, ele faz um trabalho considerado ok quando o usuário deseja fazer o desfoque do fundo de alguma foto, mas também fica claro que em alguns momentos há dificuldade do software para fazer o recorte correto.

Primeiras impressões e preços

O realme C55 tem design chamativo que agrada aos olhos, também traz uma câmera principal de boa qualidade e ainda há processador que vai dar conta das tarefas diárias do usuário comum.

O que eu quero dizer com isso é que o realme C55 vai ser um bom aliado para responder mensagens no WhatsApp, navegar em redes sociais, tirar fotos e assistir vídeos como este.

É claro que temos aqui algumas limitações óbvias para que o aparelho se encaixe numa categoria mais baixa e seja mais atrativo ao bolso do consumidor.

Não tem milagre. É preciso cortar alguns pontos para que o custo-benefício seja bom. O preço oficial no Brasil não foi revelado durante a gravação do hands-on, mas você pode conferir na pauta de lançamento clicando aqui.

Em linhas gerais, o realme C55 cumpre o que promete e vai ser uma escolha interessante quando tivermos uma maior desvalorização do dispositivo.

O realme C55 está disponível na Mercadolivre por R$ 1.689. Para ver as outras 3 ofertas clique aqui.
(atualizado em 05 de dezembro de 2024, às 09:22)

5

Comentários

Realme C55: câmera de 64 MP e polêmica "mini cápsula" são bons atrativos? | Vídeo Hands-On
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa