
Tech 01 Abr
12 de abril de 2023 21
A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeifa) prevê que a cobrança do imposto de importação para carros elétricos volte a ser cobrado no Brasil a partir do segundo semestre deste ano. A taxação tende a elevar os preços dos modelos.
O imposto de importação reduzido ou zerado para modelos elétricos ou híbridos importados foi adotado em 2015 e pode deixar de valer em 2023. Contudo, a Abeifa defende que a volta da cobrança do tributo seja feita de forma gradativa pelo governo federal.
A entidade propôs ao governo uma taxa inicial de 2%, para carros elétricos, e de 4%, para veículos híbridos, mas que poderia ser maior no caso de modelos menos eficientes. No caso dos híbridos-leves, com bateria de 48V, a taxa seria de 7%.
No entanto, o teto da taxa seria de 20%, número bem abaixo dos atuais 35% cobrados para a maioria dos carros importados, exceto os modelos produzidos no Mercosul e no México, por conta dos acordos comerciais entre o Brasil e esses outros países.
Ainda não há uma decisão oficial sobre a volta de cobrança do imposto de importação dos carros elétricos, bem como aumento da alíquota dos híbridos, atualmente, tarifados entre 2% e 7% de acordo com a sua eficiência energética.
Mesmo ainda com números não tão expressivos, o mercado de carros elétricos cresce de forma sólida no Brasil. Números da Fenabrave mostram um aumento de 49,7% no primeiro trimestre do ano na comparação com os três primeiros meses de 2022.
E você, o que pensa sobre esse tema? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários