Economia e mercado 13 Abr
A Toyota anunciou nesta quarta-feira (19) um investimento de R$ 1,7 bilhão para a produção de um novo SUV compacto híbrido flex na fábrica da montadora em Sorocaba, no interior de São Paulo. O modelo deve chegar ao mercado nacional com um preço competitivo.
De acordo com informações do site Quatro Rodas, o modelo deve ser o híbrido mais barato da marca à venda no Brasil. O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, não revelou o carro que será produzido, mas garantiu ser um automóvel “compacto”.
A chegada do veículo está marcada para o final de 2024. Rumores apontam que o carro deve ser o Yaris Cross híbrido. Ainda não está claro se ele manterá os 4,18 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos do Yaris Cross europeu ou se terá outras dimensões.
O Toyota Yaris Cross seria responsável pela estreia da matriz GA-B no Brasil, que deve dar vida à próxima geração do Yaris nacional, prevista para ser lançada em 2025, sendo o último carro da marca vendido em nosso mercado a ganhar uma versão híbrida.
A montadora afirmou que o investimento vai gerar cerca de 700 empregos diretos em sua fábrica, que já emprega 6.000 pessoas. A unidade de Sorocaba atualmente produz o Corolla Cross e a linha Yaris. O motor do novo carro pode ser o mesmo 1.8 dos Corolla HEV.
A marca japonesa tem buscado diversificar a sua aposta em novas energias, focando até em diferentes tipos de carro a hidrogênio. No Brasil, a Toyota é mais uma fabricante que vê uma oportunidade valiosa no etanol, a fim de descarbonizar a sua linha nacional.
E você, o que achou sobre esse novo modelo? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários