
Economia e mercado 06 Abr
20 de abril de 2023 0
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou oficialmente nesta quinta-feira (20) que a portabilidade numérica vai passar a contar com uma etapa a mais de confirmação, o que deve deixar todo o processo de transição ainda mais seguro.
De acordo com a Anatel, a mudança vai começar na próxima segunda-feira, dia 24 de abril, para as pessoas físicas do DDD 64 e será expandida para os outros DDD’s de forma gradual. O cronograma de expansão da nova medida não foi divulgado.
Com essa atualização, o cliente que pedir a portabilidade de seu número de telefone móvel receberá uma mensagem informativa na tela do celular e um SMS para a confirmação do pedido de mudança de operadora. O SMS deve ser respondido em até 30 minutos.
Caso o cliente não responda a mensagem neste prazo, o processo é paralisado. Neste caso a orientação ao consumidor é entrar em contato direto com a operadora para a qual pediu a portabilidade e solicitar o envio de um novo SMS para confirmação.
A portabilidade numérica, no Brasil, existe desde 2008 e deve ser solicitada pelo usuário. A partir do momento que o pedido de transferência é feito junto a nova operadora, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o usuário solicitar postergação.
O cliente pode desistir, mesmo se responder SIM ao SMS de confirmação. Para isso, basta ligar para o atendimento da operadora para a qual pediu a mudança e solicitar o cancelamento do processo em até um dia útil antes da data prevista para a migração.
Conforme um balanço da ABR Telecom, de setembro de 2008 até 31 de dezembro de 2022, foram realizadas 83,17 milhões de trocas de operadoras.
E você, já fez alguma portabilidade? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários