LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel amplia medidas de combate às chamadas abusivas

28 de abril de 2023 2

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem trabalhando desde o ano passado para coibir a prática abusiva de chamadas de telemarketing e robocalls, modalidade em que o sistema dispara milhares de ligações para vários números telefônicos a fim de identificar as pessoas com maior chance de atender a ligação.

O órgão regulador divulgou na última quinta-feira (27) dados de um balanço referente aos resultados das medidas de combate às chamadas abusivas. Além do relatório, a entidade governamental também anunciou a ampliação das medidas adotadas até o momento, como maior responsabilização dos infratores e protocolos de identificação e autenticação de chamadas.

De acordo com o balanço da Anatel, após a implementação dessas iniciativas houve uma queda significativa na quantidade de chamadas curtas, aquelas com duração inferior a três segundos, entre junho de 2022 e abril de 2023.

Na semana de edição da primeira cautelar promovida pela Agência (5 a 11 de junho de 2022), eram feitas cerca de 4,1 bilhões de chamadas curtas por semana. Na semana de 9 a 15 de abril de 2023, esse número foi de pouco menos de 2,5 bilhões de ligações, uma redução de cerca de 40% beneficiando diretamente os cidadãos brasileiros.

Anatel amplia medidas no combate ao telemarketing abusivo. | Imagem: Reprodução.

Uma das novidades mais importantes recém-anunciadas pela autarquia federal é a autorização para que as prestadoras de serviços de telecomunicações implementem protocolos de identificação e autenticação de chamadas. Com isso, o usuário verá não somente o número com o identificador 0303, mas também o nome da empresa, logotipo e motivo da ligação.

"Com essas informações, será mais fácil para o consumidor identificar empresas e decidir se tem interesse em atender a chamada. Também será possível reconhecer ligações que configurem comportamento abusivo, para que o consumidor adote as medidas que entenda adequadas", pontua a Anatel.

Veja também

O que acha dessas medidas anunciadas pela Anatel? Conta pra gente, comente!


2

Comentários

Anatel amplia medidas de combate às chamadas abusivas
  • Baixei o Truecaller, bloquei todas as chamadas que não são dos contatos salvos, e agora é só paz %uD83D%uDE0E

      • Interessante... A impressão é que a Anatel está fazendo campanha para motivar as empresas a praticarem mais ainda as chamadas impertinentes... Fora que recebi uma ligação na madrugada.... Só fui ver que tinha perdido uns 5 ligações, achei que fosse alguém importante... mas não... é companhia de telefone, ohhh FDP!

          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas