15 Fevereiro 2024
A Samsung segue líder no mercado de smartphones há alguns bons anos, se consolidando com a marca mais popular, tomando cerca de 40,7% do mercado nacional de acordo com estimativa atualizada do StatCounter, em abril de 2023.
A diferença notável no placar se dá, porém, em relação à Apple que teria saltado de 15,67% para 20,77%, ultrapassando por pouco a Motorola, logo atrás, com cerca de 20%. Os números não são definitivos, mas uma estimativa de quanto cada uma dessas marcas representaria no cenário brasileiro. De fato, o salto de quase 5% da Apple é uma curva diferente do registrado nos últimos 12 meses.
Em abril do ano passado, a Apple permaneceu sendo cerca de 14% dos telefones brasileiros, chegando a 19,23% em outubro (talvez vendo um ganho após o lançamento da sua nova linha) e descendo gradativamente. A Motorola, por sua vez, se manteve estável, oscilando entre 22% e 20%.
Sobre o ranking, a Motorola respondeu, em nota, "que mantém o sólido segundo lugar em market share no Brasil desde 2014, com 28,3% em volume de vendas segundo o IDC, e acima de 30% segundo o GFK. Ambas são empresas referência em inteligência de mercado para Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Tecnologia de Consumo. Os dados apurados por elas possuem metodologia conhecida e validada por todo o mercado, além de serem considerados medidores oficiais tanto em volume de vendas quanto participação de market share pela indústria de telefonia móvel."
A chinesa Xiaomi aparece em quarto lugar, com quase 13% dessa fatia de mercado, seguida da LG, ainda com 3%, segundo a estimativa, ainda que tenha já se retirado oficialmente do mercado de celulares de ponta. A Huawei fica por último, com menos de 1% dos celulares, junto da Asus, com 0,7%, e outras marcas não especificadas pelo StatCounter.
Comentários