Tech 23 Dez
Um novo robô cirurgião foi usado pela primeira vez no país durante uma cirurgia para remover uma próstata na última quarta-feira (4). O chamado Hugo foi controlado pelo urologista Arie Carneiro com o auxílio de um óculos 3D e uma série de grandes telas onde sua equipe pode acompanhar o procedimento, mostrando as imagens transmitidas ao vivo pelas câmeras acopladas aos braços da novidade.
O Hugo, de certa forma, substitui as mãos de Carneiro, que controla o robô por meio de controles a poucos metros do seu paciente sedado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Conforme descreve reportagem do portal VivaBem, do UOL, além do controle manual, o Hugo oferece seis pedais, cada um responsável por funções diferentes, como dissecção. Naturalmente, Carneiro teve de passar por um treinamento particular, apesar de já ser especialista em cirurgias robóticas.
O avanço tecnológico promete ampliar a presença desse tipo de método no mundo médico. A estimativa é de que, ao redor do mundo, mais de 11 mil cirurgias já foram realizadas com o auxílio de robôs. Dentre as vantagens há a redução da invasividade de certos procedimentos, ainda que modelos similares sejam vendidos na faixa de US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 12,5 milhões). O valor do Hugo, usado na cirurgia, não foi revelado.
Depois de estrear no Chile em 2021, o Hugo, fabricado pela Medtronic, já é usado em países como a Inglaterra, Alemanha, Canadá, Japão, Índia e Panamá. Recentemente, ele foi aprovado pela Anvisa. No caso da cirurgia teste, a próstata foi removida com sucesso e o paciente recebeu alta no dia seguinte.
Comentários