
Economia e mercado 28 Abr
Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e coletados pela Conexis Brasil Digital revelam que o número de reclamações dos consumidores contra os serviços de telecom caíram 25,4% em março deste ano. Esse índice aponta para um maior contentamento dos brasileiros com o que é oferecido pelas operadoras.
De acordo com o relatório, no terceiro mês deste ano foi registrado no órgão regulador 123.491 queixas, 42.054 a menos que as registradas em março do ano passado. A maior redução, no entanto, ocorreu nos serviços de TV por assinatura com uma notória queda de 32%, seguida pelo serviço de telefonia móvel, com queda de 27,4%, e de banda larga fixa, que caiu 16,7%.
“Os dados de 2023 seguem a tendência de queda registrada nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, o número de reclamações caiu quase 23%. Foram cerca de 1,7 milhão de reclamações, o menor volume de reclamações desde 2015. Resultado dos investimentos do setor, que ultrapassaram R$ 38 bilhões em 2022, e de ações das empresas para melhorar a relação com os consumidores”, afirmou o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Segundo o levantamento, o maior número de reclamações está relacionado à cobrança, que responde por 31% do total, mas com uma queda de 34% em março de 2023. Reclamações relacionadas à qualidade, funcionamento e reparo, segundo item mais reclamado, tiveram redução de 1% e as relacionadas ao cancelamento registraram queda de 39%.
Esses números apontam par uma melhora no atendimento e prestação de serviços no segmento de telecom brasileiro, porém ainda há pontos a serem melhorados para que o volume de reclamações caia ainda mais.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários