LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estudo mostra que celular é o único ponto de acesso à internet para 62% dos brasileiros

16 de maio de 2023 9

O Brasil é considerado o 5º país no ranking mundial dos países com a maior quantidade de usuários de internet, mostrando que grande parte da nossa população já possui acesso à rede.

Em um novo estudo feito pela TIC Domicílios 2022, encomendado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), descobriu-se que a maior parte dos usuários de internet no Brasil (62%) tem acesso à rede somente pelo celular. Dos 149 milhões de usuários (81% da população), 92 milhões só navegam na web e utilizam serviços digitais por meio de smartphones.

No novo estudo realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), notou-se que o uso da internet apenas pelo celular é maior entre as mulheres (64%), pretos (63%) e pardos (67%) e indivíduos que pertencem às classes sociais DE (84%) no Brasil.

O uso do smartphone como única forma de acessar à rede também é predominante entre aqueles que possuem Educação Infantil ou são analfabetos (92%) e pessoas de 60 anos ou mais (75%), além de moradores das áreas rurais (78%).

Onde há indícios de barreira à internet é onde temos as maiores proporções de usuários que acessam somente pelo celular, como as classes DE e as zonas rurais.


Fabio Storino, coordenador da TIC Domicílios

O estudo também apontou que 95% dos usuários de internet (142 milhões de pessoas) acessam à web diariamente ou quase todos os dias. Nas classes A (93%) e B (91%), a taxa de usuários assíduos passa dos 90%. O percentual cai para 81% na classe C e 60% nas classes DE.

Apesar disso, a pesquisa também revela que 36 milhões de pessoas não acessam à internet de nenhuma forma no país. O grupo se destaca mais nas áreas urbanas (29 milhões), com grau de instrução até o Ensino Fundamental (29 milhões), pretos e pardos (21 milhões), das classes DE (19 milhões) e com 60 anos ou mais (18 milhões).

Alguns dos principais motivos apontados pelos que nunca navegaram na internet são a falta de interesse (35%) e a falta de habilidades com computador (26%). Outros 15% disseram que o preço é uma barreira para o acesso.

Foto: reprodução

Na mesma pesquisa, também foi possível levantar os dados dos domicílios com acesso à rede. A presença da internet ficou estável entre 2021 (82%) e 2022 (80%), mas mostrou diferenças dentro da margem de erro. Segundo os novos dados, o acesso à rede – seja via banda larga fixa ou plano de dados móveis – é feito em 60 milhões de lares do País.

Nota-se que há conexão em 100% das residências da classe A. O percentual cai gradualmente conforme o padrão financeiro das famílias: 97% na classe B; 87% na classe C; e 60% nas classes DE.

As conexões via cabo ou fibra óptica são as mais comuns no País. As tecnologias estão presentes em 38 milhões de domicílios.

Por fim, o estudo também revelou que 15 milhões de domicílios não têm nenhum tipo de acesso à rede. O preço do serviço (28%) e a falta de habilidade (26%) são os principais motivos da não conexão.

A edição atual da TIC Domicílios foi feita com 20.688 indivíduos e 23.292 lares brasileiros com dados coletados entre junho e outubro do ano passado.

E aí, em qual grupo da pesquisa você se encaixa?


9

Comentários

Estudo mostra que celular é o único ponto de acesso à internet para 62% dos brasileiros
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista