LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como tirar a nova Carteira de Identidade Nacional | RG único

17 de maio de 2023 4

Apresentado pelo Governo Federal em junho do ano passado (2022), a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) usa o CPF como registro geral para todo o país e possui versão física e digital; além de incluir vários outros tipos de informação.

Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, você confere a seguir mais alguns detalhes sobre a nova versão do documento e o que é necessário para emitir o RG único.

Como fazer o RG único | Carteira de Identidade Nacional

Criado sobre o intuito de unificar toda a federação, evitando confusões e fraudes – já que afasta a possibilidade de um mesmo cidadão ter até 27 números diferentes de identidade (um para cada estado mais o Distrito Federal), a nova carteira de identidade usa o CPF como “registro geral, único e válido para todo o país”.

Seguindo padrões internacionais, o novo documento possui QR Code, e código MRZ semelhante ao passaporte; o que poderá facilitar a entrada de cidadãos brasileiros em países integrantes do Mercosul.

Além das já rotineiras informações para identificação, como nome completo, nome social, data de nascimento, foto 3x4 e CPF, a nova versão do documento poderá incluir outros dados, como número do título de eleitor e carteira de trabalho, matrícula da certidão de nascimento, e até mesmo informações como tipo sanguíneo e se o portador é doador de órgãos – além de outras condições de saúde.

A nova Carteira de Identidade Nacional - Imagem: reprodução/Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul

O novo documento é emitido em versão física, em papel ou plástico, e disponibilizado digitalmente pelo aplicativo Gov.br (na seção de “Carteira de documentos”). A versão digital, no entanto, só fica disponível depois da emissão do documento físico.

Atualmente, 11 estados brasileiros já estão aptos a emitir o novo documento: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De acordo com decreto, os órgãos emissores de todos os estados e do Distrito Federal possuem até 6 de novembro de 2023 para se adequarem a mudança e emitir o novo documento de identidade.

Confira a seguir mais informações sobre o CIN e os documentos necessários para emissão.

Como fazer a nova Carteira de Identidade Nacional

A nova Carteira de Identidade Nacional poderá ser emitida nos mesmos locais da anterior, junto ao serviço responsável do seu estado. Para fazer o RG único, o cidadão precisa comparecer ao órgão portando os seguintes documentos obrigatórios:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
    • Para divorciados é necessário apresentar a certidão de casamento com averbação de divórcio. Para viúvos, faz-se necessário a apresentação da certidão de casamento com averbação de óbito ou certidão de casamento junto a certidão de óbito.

Para os menores de 16 anos, é preciso comparecer em companhia de um responsável: pais, avós, tios de 1º grau, irmãos maiores de 18 anos ou responsável legal (apresentando documento que comprove a tutela).

Além disso, é preciso estar com o CPF regularizado. Do contrário, não é possível emitir o documento. Para mais informações, clique aqui.

Uma versão digital da CIN também estará disponível - Imagem: reprodução/Jornal Contábil

Depois da apresentação e conferência dos documentos, o órgão emissor validará o cadastro junto ao Gov.br e irá informar o prazo para retirada da versão física da nova carteira de identidade. Depois da retirada, o cidadão poderá acessar a versão digital do documento através do app Gov.br, em “Carteira de documentos”.

Perguntas e respostas

  • Quanto custa tirar a nova carteira?

É de graça, assim também como as futuras renovações. As segundas vias, no entanto, são tributos estaduais e cada ente federado tem a sua tabela de cobrança. Além disso, se o cidadão optar pela versão em plástico, haverá cobrança por parte do estado emissor.

  • É obrigatório tirar?

Neste momento, não é obrigatório tirar a nova identidade, mas os RGs atuais perderão validade.

  • A nova carteira tem prazo de validade?

Sim, mas ele varia de acordo com a idade da pessoa. De 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos. De 12 a 60, a validade é de 10 anos. E a partir de 60, a validade é indeterminada.

  • Quando os atuais RGs deixam de valer?

A partir de 28 de fevereiro de 2032. Para pessoas com mais de 60 anos, o prazo é indeterminado.

  • Quem não tirar será multado?

Até o momento não há previsão de multa.

  • A nova carteira vale para entrar nos países do Mercosul?

Sim! Segundo o Itamaraty, o novo documento já pode ser usado em Argentina, Paraguai e Uruguai.

  • A nova carteira de identidade substitui o passaporte?

Não. A CIN poderá ser usada em viagens internacionais apenas nos locais que o Brasil possui acordo internacional, como os países do Mercosul.

Gov.br

Desenvolvedor: Governo do Brasil

Grátis

Tamanho: varia de acordo com a plataforma


4

Comentários

TC Ensina: como tirar a nova Carteira de Identidade Nacional | RG único
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista