Economia e mercado 17 Out
Atualização (03/10/2023) - EB
O Snapdragon 8 Gen 4 deve ser anunciado em 2024 com litografia da TSMC, entretanto a Qualcomm parece estar enfrentando alguns problemas para otimizar o chip que deve ser o primeiro da empresa com núcleos Oryon personalizados ao invés ARM Cortex.
O relato vem do informante Revegnus, que já revelou diversos detalhes de chips da Qualcomm e de outras fabricantes. Segundo ele, o Snapdragon 8 Gen 4 está sofrendo com sérios problemas de consumo de energia, o que é muito controverso para um chip com litografia N3E, que deveria ser mais eficiente.
In the case of Nuvia, unlike the 8cx Gen 4, it seems that the 8 Gen 4 provides decent performance, but there are serious issues with power consumption. https://t.co/mTffBT5bGy
— Revegnus (@Tech_Reve) October 3, 2023
O leaker afirma que a Qualcomm quer utilizar os novos núcleos personalizados para competir com os chips A da Apple com um layout 2+6, sendo dois núcleos de altíssimo desempenho e seis de eficiência energética.
Desta forma, o problema pode estar sendo causado pelos dois núcleos de altíssimo desempenho, que podem consumir muita energia quando atingem frequências altas.
Felizmente a Qualcomm tem tempo de sobra para otimizar o seu chip, pois o foco mudará com o lançamento do Snapdragon 8 Gen 3 no fim de outubro deste ano. Isto dará cerca de um ano para que os problemas do Snapdragon 8 Gen 4 sejam solucionados.
Atualização (18/08/2023) - MR
Snapdragon 8 Gen 4: novo rumor sugere que apenas a TSMC irá fabricar a plataforma
Um Insider da indústria e um artigo de um site de notícias de Taiwan sugere que a Qualcomm planeta utilizar a litografia N3E da TSMC para a plataforma Snapdragon 8 Gen 4. Isso refuta rumores anteriores de que a Samsung iria fabricar o chip.
Nos últimos meses, houve uma confusão a respeito da fabricação do Snapdragon 8 Gen 4. Um artigo havia citado que a Qualcomm dividiria a produção entre Samsung e TSMC. Depois, foi dito que a sul-coreana teria exclusividade e utilizaria seu processo de 3 nanômetros. Agora, um informante traz novos detalhes.
Segundo @tech_reve, todas as versões da plataforma Snapdragon 8 Gen 4 (padrão e for Galaxy, se existir) serão fabricadas pela TSMC em litografia N3E. Um artigo do jornal Commercial Times reforça as especulações dizendo que o N3E da TSMC será dividido entre Qualcomm, Apple e MediaTek em 2024.
Aparentemente, o processo N3E foi aprovado e a produção em massa será iniciada no quarto trimestre deste ano. O informante também revela que negociações entre a Samsung Foundry e a Qualcomm para o Snapdragon 8 Gen 5 em 2025 estão em progresso.
All Snapdragon 8 Gen 4 chips are being produced by TSMC N3E. This is certain.
— Revegnus (@Tech_Reve) August 16, 2023
O informante Mapple_Gold havia alegado anteriormente que a produção do Snapdragon 8 Gen 4 seria exclusiva da Samsung. Ele comentou os novos rumores de @tech_reve e se manteve cético a respeito da TSMC assumindo a produção total.
Apesar de @tech_reve ter acertado diversas informações sobre produtos no passado, os argumentos de Mapple_gold possuem embasamento. Até omento, não é claro o quanto a Apple garantiu da TSMC, mas toda a linha M3 terá chips em 3 nanômetros, deixando um baixo volume para a Qualcomm.
Atualização (14/08/2023) - EB
O Snapdragon 8 Gen 3 ainda não foi anunciado, mas detalhes sobre o Snapdragon 8 Gen 4 já estão surgindo indicando que ele será fabricado pela Samsung e pela TSMC. Entretanto, o informante Mapple_gold do X (Twitter) diz que a sul-coreana deve ser a única responsável pela produção do chip.
Segundo Mapple_gold, a Qualcomm deve ser obrigada a utilizar chips fabricados pela Samsung porque a Apple já garantiu a maioria do fornecimento da TSMC, deixando apenas 15% da produção para a Qualcomm.
Desta forma, apenas 15% da produção da TSMC não seria o suficiente para atender a demanda dos clientes da Qualcomm, mesmo se ela aumentasse o rendimento das suas fábricas entre 70% e 80%, conforme apontado por um relatório.
All variants of 8 gen 4 will use SF
— Mapple_gold (@MappleGold) August 13, 2023
Dito isto, o informante diz que fontes internas apontam que a TSMC não conseguirá adaptar a sua produção para atender a Apple, MediaTek e Qualcomm em apenas um ano, então o Snapdragon 8 Gen 4 se tornar dependente do processo GAAP (Gate All Around Plus) de 3nm da Samsung, que pode ser utilizado no próximo ano.
Embora esta pareça uma má notícia, pois o Snapdragon 8 Gen 1 com processo de fabricação da Samsung tenha apresentado problemas de aquecimento e consumo de bateria, amostras recebidas pela Qualcomm indicam que o GAAP pode ser um grande rival para a litografia N3E da TSMC.
Segundo um novo artigo do famoso analista Ming-Chi Kuo, a Qualcomm encerrou o desenvolvimento de SoCs que deveriam ser fabricados pela Intel Foundry Services (IFS) utilizando o processo 20A.
Isso poderá beneficiar a Samsung Foundry, já que a Qualcomm poderá trocar a Intel pela sul-coreana.
O analista não detalhou os motivos para a decisão da Qualcomm, mas muitos apostam que o alto custo do processo 20A da Intel obrigou a companhia a parar o desenvolvimento. No momento, ela não poderia arcar com preços altos por problemas financeiros decorrentes da baixa venda de processadores, consequência da queda do mercado de celulares.
O Snapdragon 8 Gen 4 era um dos chips que deveria utilizar o processo de fabricação 20A da Intel no próximo ano. Caso as informações de Ming-Chi Kuo estejam corretas, a Qualcomm deve rever o design do chip e não utilizará a Intel para sua produção.
Qualcomm may have stopped designing chips for the Intel 20A node, meaning that Intel 18A R&D and mass production will face increased uncertainty and risk / Qualcomm可能已停止設計Intel 20A製程的晶片,意味著Intel 18A研發與量產將面臨更高不確定性與風險https://t.co/OC8QwYPJe1
— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) August 8, 2023
Neste caso, a Qualcomm poderá optar pelo processo de fabricação de 3 nanômetros da Samsung Foundry e TSMC. Entretanto, 90% da capacidade da taiwanesa já foi assegurada pela Apple na fabricação do A17 Bionic para ser utilizado na linha iPhone 15.
Com isso, a Qualcomm deve recorrer a Samsung Foundry para fabricar a maioria do Snapdragon 8 Gen 4 no processo de 3GAP da companhia, reforçando rumores que circularam em maio.
Caso a Samsung fabrique o Snapdragon 8 Gen 4, é esperado que o seu processo de fabricação 3GPA esteja no mesmo nível da TSMC ou até mesmo consiga superá-lo, já que a sul-coreana vem investindo pesado no setor.
Texto original - 18/05/2023
A Samsung pode voltar a produzir em massa processadores de última geração para a Qualcomm. De acordo com novas informações obtidas na Coreia do Sul, isso deve acontecer no lançamento do Snapdragon 8 Gen 4.
Fontes que possuem acesso aos planos das companhias dizem que o chipset será feito no processo de 3 nm da TSMC, enquanto os modelos "Snapdragon for Galaxy" devem usar o 3GAP de 3 nm da própria Samsung.
Com isso, caso a parceria se confirme, esse será um verdadeiro "atestado" de que a tecnologia de 3 nm da Samsung terá alcançado a excelência da TSMC em termos de desempenho e eficiência.
Por mais que a Samsung queira lançar algumas unidades do Galaxy S24 com Exynos 2400, a Qualcomm continuará sendo a "estrela" dos novos aparelhos.
Além disso, o Snapdragon 8 Gen 3 ainda terá o "monopólio" de produção da TSMC, mesmo aqueles que forem incluídos nos aparelhos da Samsung.
Contudo, no Galaxy S25 isso pode acabar mudando, uma vez que a Qualcomm tem acompanhado de perto a evolução da linha de montagem de chips da Samsung.
Para quem não se lembra, as empresas eram parceiras na produção do Snapdragon 8 Gen 1, mas problemas de produção acabaram fazendo com que a Qualcomm escolhesse a TSMC para ser a sua única fornecedora.
Até o momento, as empresas não comentaram o assunto. Por isso, salientamos que tudo precisa ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.
Comentários