LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bancos brasileiros vão compartilhar dados entre si para prevenir fraudes financeiras

24 de maio de 2023 4

O Banco Central do Brasil (BCB) aprovou uma norma que prevê o compartilhamento de dados e informações entre bancos e as demais instituições financeiras autorizadas sobre fraudes no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

De acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o BCB, a nova norma busca reduzir a assimetria de informação no acesso aos dados utilizados para subsidiar procedimentos e controles dessas instituições para prevenção de fraudes financeiras.


A norma deve permitir o aprimoramento da capacidade das instituições supervisionadas de prevenção de fraudes, bem como melhorar seus controles internos, tendo sido estabelecido o registro de um rol mínimo de informações a serem compartilhadas.

Ainda segundo o BCB, as instituições deverão compartilhar entre si a identificação de quem teria executado ou tentado executar a fraude, a descrição dos indícios da ocorrência ou da tentativa e o nome do responsável pelo registro dos dados e informações.

Além disso, a norma prevê o compartilhamento dos dados da conta destinatária e de seu titular, em caso de transferência ou pagamento de recursos. As instituições são responsáveis pelo uso, preservação e o sigilo bancário, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Além disso, as instituições deverão obter de seus clientes consentimento para tratamento e compartilhamento dos dados de fraudes, a constar em contrato firmado com cláusula de destaque. O prazo de implementação da norma é de 1º de novembro de 2023.

E você, o que achou sobre essa nova norma do BCB? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


4

Comentários

Bancos brasileiros vão compartilhar dados entre si para prevenir fraudes financeiras
  • As fraudes ocorrem por quê bancos não investem em segurança ou em métodos de combate mais eficazes, por exemplo, se alguém tiver o seu CPF, seu nome completo por exemplo, ele consegue pedir um cartão de crédito facilmente com estas empresas financeiras, eu acho que determinados produtos e serviços deveriam voltar ao que era no passado, exigir a presença da pessoa para poder pedir, como cartão de crédito, empréstimo e etc.

    • Big Brother Financeiro.

        Especiais

        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

        Software

        Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

        Tech

        PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

        Economia e mercado

        Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa