LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

IA do Google capaz de prever alagamentos é lançada no Brasil

25 de maio de 2023 0

O Google expandiu nesta semana a ferramenta de inteligência artificial (IA) Flood Hub para mais 80 países, entre eles o Brasil, alcançando mais de 460 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo a big tech, o recurso fornece a previsão do tempo de até 7 dias antes de uma inundação permitindo que os moradores e autoridades se programem para o caso.

A IA considera várias fontes de dados disponíveis publicamente, como previsões meteorológicas e imagens de satélite. Essas informações são usadas pelo sistema para prever os pontos em que as inundações podem acontecer após fortes chuvas.

A tecnologia então combina dois modelos: o Modelo Hidrológico, que prevê a quantidade de água que flui em um rio, e o Modelo de Inundação, que prevê quais áreas serão afetadas e qual será a profundidade da água.

Para Yossi Matias, vice-presidente de engenharia e pesquisa e resposta a crises do Google, a principal aplicação dessa novidade deve estar na identificação de enchentes fluviais, isto é, quando um rio transborda. Essa IA foi lançada em 2021 e expandida para mais países após testes bem-sucedidos.

"Uma das grandes vantagens de usar a IA dessa forma é o aviso avançado que nos permite ajudar as comunidades que seriam afetadas por uma enchente fluvial", disse Matias à Axios.

Google anuncia nova IA capaz de detectar alagamentos no Brasil. | Imagem: Divulgação/Google.

Em seu site, o Google afirma que o Flood Hub faz parte dos esforços de Resposta a Crises fornecendo aos usuários acesso a informações e recursos confiáveis em momentos críticos, incluindo também incêndios florestais e terremotos.

Ainda não há informações sobre quais cidade do país são compatíveis com essa ferramenta de previsão de alagamentos, porém é esperado que mais detalhes sejam revelados nos próximos dias.

Veja também

Está acompanhando os avanços no segmento de inteligência artificial? Conta pra gente, comente!


0

Comentários

IA do Google capaz de prever alagamentos é lançada no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista