
Economia e mercado 22 Mai
25 de maio de 2023 3
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu converter uma multa aplicada à operadora em uma obrigação de fazer com valor correspondente ao sancionamento revisto. A empresa terá que investir R$ 20,4 milhões em acesso à internet para instituições de ensino selecionadas, mantendo o serviço pelo período de três anos.
A medida visa reduzir a desigualdade digital e promover a inclusão social dos estudantes brasileiros. As escolas beneficiadas devem possuir energia elétrica e não possuir acesso à internet ou ter uma velocidade de download abaixo do padrão mínimo estabelecido pelo órgão regulador.
O provimento da conectividade deve ser feito por meio de soluções de fibra óptica ou rádio, sendo vedado o uso de satélites. A escolha das instituições de ensino deverá seguir critérios específicos, como a exclusão daquelas já contempladas em projetos do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE).
A proposta de obrigação de fazer foi apresentada pelo conselheiro Vicente Aquino, que havia pedido vistas do processo em que a empresa recorrera de decisão em que lhe foi aplicada multa por descumprimentos do Decreto n.º 6.523, de 31 de julho de 2008 (Decreto do Serviço de Atendimento ao Consumidor) e do Regulamento do Serviço Telefônico Fixo Comutado (RSTFC), aprovado pela Resolução n.º 426, de 9 de dezembro de 2005.
A iniciativa da Anatel demonstra o compromisso da agência com o desenvolvimento do setor de telecomunicações e com o interesse público.
A conectividade é um direito fundamental e um instrumento essencial para a educação, a informação e a participação cidadã. Espera-se que a Telefônica Brasil S.A. cumpra sua obrigação de fazer com eficiência e qualidade, contribuindo para o progresso do país.
Gostou dessa iniciativa da Anatel? Conta pra gente, comente!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários