
Economia e mercado 25 Mai
02 de junho de 2023 28
O Tribunal de Contas da União (TCU) arquivou o processo de liquidação da Ceitec, única fabricante de chips da América Latina. O processo vinha sendo analisado desde 2021 após o governo do presidente Jair Bolsonaro decidir pelo fechamento da empresa estatal.
Entretanto, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, a União mudou de posicionamento e o governo declarou que não tinha mais interesse na liquidação da Ceitec. Com isso, o TCU considerou que houve "perda de objeto".
Considerando a reversão dos procedimentos de desestatização da empresa, cabe declarar a perda de objeto dos presentes autos e arquivar o processo, sem prejuízo de esclarecer que as medidas adotadas para o reestabelecimento das atividades do Ceitec podem ser objeto de avaliação em outros processos desta corte.
Com o fim do processo no TCU, o governo federal fica autorizado a reequipar a Ceitec e desenvolver novos projetos em sua sede, que fica localizada na cidade de Porto Alegre. Contudo, o destino da estatal de chips ainda é um tanto incerto.
Os dois anos da liquidação da empresa causaram muitos problemas em projetos que estavam em desenvolvimento. Além disso, a empresa perdeu quase 95% dos seus engenheiros e projetistas de chips, sendo que muitos migraram para fabricantes internacionais.
Por enquanto, o governo não informa quais serão os próximos passos para retomada das atividades da Ceitec, mas um grupo interministerial tem trabalhado em propostas para a estatal desde o começo do ano.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários