01 Outubro 2023
Após perder o lugar de carro mais vendido no mundo para a Tesla, a Toyota anunciou uma meta ambiciosa para seus carros elétricos: a de que eles terão mais de 1000 km de autonomia no futuro. A afirmação foi feita por Takero Kato, presidente da recém-criada BEV Factory, durante o "Toyota Technical Workshop".
Segundo Kato, as baterias dos futuros veículos elétricos da Toyota poderão fornecer autonomia superior a 1000 km graças a células de energia mais eficientes e tecnologia sônica. O design dos veículos terá desempenho aerodinâmico aprimorado por meio de inteligência artificial enquanto o sistema Arene OS gerenciará todos os recursos destes carros.
A meta é lançar uma linha completa de veículos elétricos (EV) e um carro de "próxima geração" para marca Lexus até 2026. Para isto, a montadora já transferiu cerca de metade da sua equipe e despesas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para este projeto avançado.
Além disso, a Toyota também está investindo em tecnologias para tornar a fabricação mais eficiente, reduzindo o custo de produção dos veículos para torná-los mais acessíveis.
No eixo de fabricação, a carroceria será construída a partir de três componentes principais em uma nova estrutura modular. A adoção da fundição giga permitirá uma integração significativa de componentes, o que contribui para a redução dos custos de desenvolvimento de veículos e do investimento na fábrica. Além disso, a tecnologia de produção autopropulsora reduzirá os processos e o investimento da fábrica pela metade.
O processo de fundição giga casting é o mesmo utilizado pela Tesla, onde a carroceria do veículo é composta por apenas 3 peças, o que colabora para reduzir significativamente o tempo de produção e o custo.
Até 2030, 1,7 milhão de unidades de um total de 3,5 milhões serão fornecidas pela BEV Factory.
Com este cronograma, a Toyota diz que planeja se tornar a "líder mundial no consumo de energia de EVs a bateria".
No momento, o único veículo da empresa movido a hidrogênio e energia elétrica é o Toyota Mirai que tem 646 km de autonomia. Ele leva cerca de 5 minutos para ser reabastecido, mas a Toyota oferece US$ 15 mil ou 6 anos em créditos de combustível para seus compradores como um incentivo para adquirirem o novo modelo.
Comentários