Economia e mercado 22 Jun
A Apple anunciou o Vision Pro como seu primeiro headset de realidade mista, e embora esteja previsto para chegar somente em 2024, o acessório ganhou atenção mundial e gerou reações de pessoas famosas no mercado. Após as avaliações de Mark Zuckerberg, os óculos de AR/VR foram elogiados pelo fundador da Oculus, que agora pertence à Meta.
Palmer Luckey disse, em entrevista ao podcast do empresário Peter H. Diamandis, que a Apple “fez basicamente tudo certo” com o Vision Pro, mesmo que várias características do dispositivo tenham sido negativamente criticadas pelo público, como a dependência de uma bateria externa e, principalmente, seu preço sugerido de US$ 3.499 (cerca de R$ 17 mil).
De acordo com Luckey, os óculos de realidade mista “precisam se tornar algo desejado por todos” antes que possam se tornar baratos. Com isso, a Apple não hesitou em apresentar seu primeiro headset com preço três vezes maior que o cobrado pelo Meta Quest Pro.
Outro detalhe controverso dos óculos, a bateria externa também foi assunto comentado durante o podcast. O empreendedor afirma que também pretendia utilizar essa solução de energia para reduzir o peso dos produtos da Oculus, portanto, considera válida a ideia de remover o peso da bateria do headset para garantir mais conforto durante o uso.
Manter a bateria separada do headset permitiu que a Apple inserisse vários sensores e um bom suporte de processamento no Vision Pro, que possui 12 câmeras, 5 sensores e 6 microfones. Essa escolha de design deve permitir upgrades no futuro, e segundo rumores, a empresa já está preparando o lançamento de uma nova geração do vestível.
A Apple lançou, na última semana, o kit de desenvolvimento de aplicativos (SDK) para o visionOS, sistema operacional que alimenta o Vision Pro. Com a disponibilidade das ferramentas, os desenvolvedores inscritos na plataforma podem finalmente testar a interface, recursos e aplicações nativas do headset antes de seu lançamento em 2024.
Com elementos de design que remetem ao iOS e ao macOS, o Xcode 15 Beta 2 permite simular ambientes diurnos e noturnos com o visionOS, utilizar o mouse para “mover a cabeça” e olhar ao redor, usar aplicativos do sistema, testar os métodos de entrada e muito mais.
Comentários