
Tech 14 Jun
03 de julho de 2023 0
O helicóptero Ingenuity da Nasa, que atua em Marte, deu sinal de vida após 63 dias em silêncio, registrando seu 52º voo em 28 de junho, quarta-feira passada, anunciou a agência espacial americana. A Nasa tinha perdido o contato com o dispositivo quando ele descia em direção à superfície de Marte após seu voo em 26 de abril.
O problema de comunicação se deveu a uma colina posicionada de forma incoveniente entre o Ingenuity e o rover Perseverance. O Ingenuity depende do Perseverance para transmitir suas mensagens à Terra, usando antenas para trocar dados a cerca de 100 quilobits por segundo. Os dados são roteados da antena voltada para o Ingenuity para o computador principal do rover antes de serem transferidos para a Terra por meio de uma nave em órbita.
"A porção da cratera Jezero que o rover e o helicóptero estão explorando atualmente tem um terreno acidentado, o que torna mais prováveis as interrupções nas comunicações", disse Josh Anderson, líder da equipe do Ingenuity, em comunicado da agência espacial.
Desde que a comunicação foi interrompida há mais de dois meses, o controle da missão da Nasa aguardava os resultados do voo do Ingenuity, que buscava capturar imagens da superfície de Marte para a equipe científica do rover. Durante o voo, o Ingenuity alcançou 363 metros de altitude acima da superfície, por um total de dois minutos e 19 segundos.
Atualmente, a equipe do Ingenuity está conduzindo testes no helicóptero para garantir que ele esteja pronto para outra missão nas próximas semanas. O voo 53 servirá como uma pista de pouso temporária a oeste do local onde o rover e seu helicóptero estão localizados. A partir desse ponto, a equipe planeja realizar outro voo em direção ao oeste, em direção a uma nova área próxima a uma formação rochosa que o rover deseja explorar.
A Nasa já enfrentou problemas de comunicação com o Ingenuity no passado, mas o helicóptero está se saindo bem, considerando que foi projetado para uma demonstração tecnológica de apenas um mês. O Ingenuity pousou em Marte em fevereiro de 2021, sendo transportado dentro do rover Perseverance. Em 19 de abril daquele ano, o helicóptero de 48 cm de altura e 1,8 kg se tornou a primeira aeronave motorizada a decolar da superfície de outro planeta.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários