26 Junho 2024
Lançado no último dia 05 de julho, a chegada do Threads foi acompanhada de grande sucesso, com recorde de usuários na primeira semana! Mas apesar do fenômeno, nem tudo são flores.
Inicialmente a rede não foi lançada na Europa – um grande mercado das Big Techs, e agora até mesmo os usuários do velho continente que estavam usando o aplicativo da rede via VPN estão perdendo seu acesso.
Disponível em mais de 100 países, incluindo Brasil e Reino Unido, a nova rede de Mark Zuckerberg parece não está de acordo com as regras estabelecidas pela lei de proteção de dados europeia; e daí o provável atraso do lançamento e bloqueio de usuários europeus.
A rede também é suspeita de violar a lei brasileira geral de proteção de dados (LGPD).
Apesar do Threads ainda não estar disponível oficialmente no continente, aparentemente alguns usuários estavam burlando essa limitação geográfica fazendo o uso de VPNs, disfarçando a sua localização real.
Mas a festa acabou (pelo menos, por enquanto). A Meta confirmou que está bloqueando usuários em países europeus de usar o Threads via VPN! Assim, o conteúdo da rede – assim como perfis e notificações – não são mais carregados.
“O Threads está atualmente indisponível na maioria dos países europeus e tomamos outras medidas para impedir que as pessoas desses países acessem os conteúdos da rede. A Europa continua a ser um mercado muito importante para a Meta e esperamos poder trazer Threads para mais países no futuro”, afirmou um porta voz da Meta.
Comentários