LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Acordo entre Sony e Activision só inclui Call of Duty e dura apenas 10 anos

17 de julho de 2023 16

Atualização (17/07/2023) - GS

Desde que a Microsoft iniciou o processo de aquisição da Activision Blizzard, a Sony tem sido uma das maiores opositoras do negócio, usando Call of Duty como o maior argumento, alegando que caso a fusão fosse aprovada, a Microsoft poderia tornar a franquia exclusiva do ecossistema Xbox, o que certamente prejudicaria a PlayStation.

Embora a Microsoft tenha ofertado diversos acordos para tentar apaziguar a situação com a Sony, afirmando que manteriam a franquia no PlayStation por 10 anos com paridade técnica e de conteúdo, isso não foi o suficiente para impedir a empresa japonesa de seguir em frente com seus planos de tentar impedir a transação.

Com a recente derrota do órgão regulador norte-americano na Corte Federal, a Microsft agora só depende das investigações do regulador britânico para concluir a fusão, o que fez com que a Sony voltasse atrás em sua decisão e decidisse aceitar o acordo proposto pela Microsoft para manter Call of Duty no PlayStation.

Foto: reprodução

No anúncio oficial do acordo, não ficou claro quais foram os termos do mesmo, mas o jornalista Tom Warren do The Verge conseguiu contato com representantes da Microsoft para esclarecer as dúvidas.

O acordo que a Microsoft ofereceu ao PlayStation em janeiro de 2022 teria mantido "todos os títulos de console da Activision existentes na Sony, incluindo versões futuras da franquia Call of Duty ou qualquer outra franquia atual da Activision até 31 de dezembro de 2027". Entretanto, Kari Perez, chefe de comunicações globais da Xbox, confirmou que o acordo assinado esta semana contempla apenas a franquia Call of Duty.

Foto: reprodução

Além disso, o jornalista Stephen Totilo, do Axios, revelou que o novo acordo também abrange apenas um período de 10 anos, o que significa que, depois que o acordo expirar, a Microsoft pode tornar a franquia Call of Duty exclusiva de suas plataformas.

O novo acordo feito com a Sony é semelhante ao que foi feito com a Nintendo. Enquanto isso, os acordos fornecidos para empresas de jogos em nuvem como Nvidia e Boosteroid incluem outros jogos da Activision. Vale notar que jogos adicionais da Activision ainda podem ser lançados no PlayStation, mas a Microsoft não é obrigada em contrato a fazer isso.

É possível que algumas dessas decisões sejam tomadas caso a caso. Em algumas circunstâncias, pode fazer mais sentido para a Microsoft tornar esses jogos disponíveis em todas as plataformas, enquanto em outras, pode ser mais benéfico para eles permanecerem exclusivos do Xbox.

Texto original - 16/07/2023

Em meio a incertezas e avanços na aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, um acordo vai agradar aos jogadores dos consoles da Sony. De acordo com Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, no Twitter, as empresas chegaram num acordo para manter a franquia Call of Duty no Playstation mesmo com a megaoperação comercial.

O tratado, porém, não foi detalhado, mas pode se tratar de um acordo válido por 10 anos, como o que a Microsoft fez com a Nintendo e outros provedores de nuvem. Essa disputa já se estendia desde o início do ano passado, com o anúncio de que a Activision Blizzard poderia ser comprada.

Nos últimos meses, a Sony reclamava para autoridades reguladoras que temia o futuro dos jogos, considerando que a Microsoft poderia torná-lo exclusivo das suas plataformas ou sabotá-lo em suas versões para os consoles da Sony.

A Microsoft sempre manteve a posição de que continuaria a disponibilizar o Call of Duty no PlayStation, justificando que não faria sentido financeiro remover o jogo dos consoles da Sony. O líder da equipe Xbox, Spencer, tentou resolver a controvérsia em novembro, antes de comparecer ao tribunal no mês passado e reafirmar, sob juramento, que o Call of Duty permanecerá no PlayStation 5.


16

Comentários

Acordo entre Sony e Activision só inclui Call of Duty e dura apenas 10 anos
  • "Só 10 anos"
    Daqui a 10 anos já estaremos com o PS6 no final da geração.

      • O dúvida é: em 10 anos como estará a sony?

          • A Microsoft provavelmente vai mudar o nome desse game, problema resolvido não precisa mais lançar para o Sony kkkkkk

            • Uma década é tempo mais que suficiente para desenvolver e lançar um game com qualidade! Não tem do que reclamar

                • Tempo o suficiente pra sony fazer seu próprio COD

                    • a microsoft depois de 10 anos de acordo irá retirar call of duty da sony e esta sabe disso aí eles já tem tempo de desenvolver um jogo desse estilo para superar o call of duty.

                        • Provavelmente não tornará exclusivo, pois diminuiria a popularidade e rentabilidade. Agora, se coloca no Game Pass, certamente vai impulsionar o serviço. E ainda, a MS continuará lucrando com as compras feitas no próprio Playstation.

                            • A Sony já tentou fazer isso e fracassou lindamente com Killzone, um FPS que tentava rivalizar com Halo e COD ao mesmo tempo. No final não bateu nem um e nem outro.

                            • Me parecia que a Sony estava tentando acabar com os exclusivos, ou melhor, com as possíveis exclusividades da MSX se utilizando do caso no tribubal, dessa forma ela tentou pressionar a rival pra liberar jogos da bethesda/abk em troca do acordo. Mas enfim, a MSX acabou vencendo os antitrust então ela já n teria mais como pressionar e se resolveu numa boa.

                                • MS nunca vai tirar cód do Playstation a produção do jogo hj e muita cara é deixa de vender 5,10, 12 milhões de copias no Playstation e um baita prejuízo para a MS
                                  Sem vender multi o jogo dificilmente dará lucro

                                    • É óbvio que a Microsoft tem comprado tudo isso buscando ou virar lider nos consoles ou se manter como lider na nuvem. Se eles verem que só com esses dois já paga o prejuizo, não tem pq manter. Fora que 10 anos é muito tempo, até lá o PS pode encolher e o Xbox melhorar no mercado.

                                      • Só vou dar risada %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%u D83D%uDE02%uD83D%uDE02
                                        Mais nada a comentar
                                        Vamos esperar até depois de 2025%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

                                          • Empresas antes de tudo querem dinheiro. Se CoD nos consoles da Sony trará lucros,pode ter certeza que a Microsoft irá lançar.

                                              • Exatamente, se algo da lucro a empresa não tire de forma alguma.
                                                Essa idéia que vc precisa ser obrigado a comprar um console para jogar tal game pertence a Sony e Nintendo, pois a Microsoft não liga mais qual o dispositivo eletrônico e qual o sistema operacional que a gente, e sim que os consumidores finais e as empresas usem e paguem pelos serviços que ela oferece.
                                                Os chineses são assim, pragmáticos, focam simplesmente naquilo que importa que é o lucro, bater as metas ano após ano, e nos últimos tempos a Microsoft de certa forma está fazendo a mesma coisa, e por isso está nadando em dinheiro

                                                Software

                                                Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                                                Tech

                                                PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                                Economia e mercado

                                                Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                Android

                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho