Curiosidade 22 Ago
Dados de um relatório recém-publicado pela OpenSignal trazem informações sobre a velocidade média de download usada pelos smartphones no Brasil entre 1 de abril e 29 de junho deste ano. De acordo com o estudo, 21% dos celulares navegam com uma média inferior a 10 Mbps em redes móveis, enquanto 41% ficam na faixa entre 10 e 25 Mbps e 29%, entre 25 e 50 Mbps.
Apenas 9% dos telefones operam entre 50 e 100 Mbps de download, ao passo que 0,9% dos aparelhos têm à disposição uma internet móvel com velocidade de download superior a 100 Mbps. Esses números apontam para uma enorme disparidade de desempenho no segmento móvel brasileiro, principalmente em regiões afastadas das capitais que ainda não possuem o 5G.
De acordo com a pesquisa da OpenSignal, o Distrito Federal é a região que possui o maior número de smartphones navegando com média acima de 100 Mbps (3,3%). Enquanto isso, o relatório revela que Roraima, Minas Gerais e Amazonas possuem os maiores percentuais de navegação abaixo de 10 Mbps, sendo 29%, 27% e 26%, respectivamente.
No caso das operadoras, a Claro é a que possui o menor volume de usuários navegando com velocidade abaixo de 10 Mbps, sendo apenas 17,6% do total, superando a TIM Brasil (20,9%) e, com o pior resultado, a Vivo (21,9%).
Ainda segundo o relatório da empresa, apenas 6,8% dos brasileiros desfrutam de uma experiência sólida, consistente e de excelente qualidade ao consumir entretenimento pelos dados móveis. A metodologia usada pela OpenSignal para chegar a essa métrica consiste em pontuar de 0 a 100 o desempenho durante a reprodução de vídeos considerando diversos fatores.
Comentários