LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estão chegando: AMD Ryzen 8000 e PCIe 6.0 recebem suporte inicial em atualização do AIDA64

13 de setembro de 2023 11

O AIDA64 é uma importante ferramenta para testar e diagnosticar erros em processadores, placas de vídeo e outros componentes. Utilizada por várias fabricantes de hardware, a plataforma está recebendo uma grande atualização que inclui suporte inicial para algumas das novas tecnologias que estão chegando ao mercado.

A atualização foi disponibilizada na terça-feira (12), citando melhorias de suporte para vários tipos de hardware. O que chama atenção nas notas de lançamento é a “otimização preliminar para os futuros processadores baseados em Zen 5” da AMD, indicando que a fabricante deverá iniciar os testes com sua próxima geração de chips em breve.

(Imagem: AMD)

O changelog aponta que os novos processadores suportados são voltados para desktops e servidores. Além dos benchmarks, a plataforma também passará a detalhar as informações de chipset para os controladores de memória integrados aos novos chips, que devem ser lançados com a nomenclatura “Ryzen 8000” em 2024.

A plataforma de benchmarks lista também compatibilidade com as “últimas tecnologias de hardware”, tais que incluem as novas placas de vídeo para jogos, workstations e servidores da AMD e NVIDIA, além de radiadores CoreLiquid da MSI. Outro destaque é o suporte para controladores e dispositivos com interface PCI Express de 6ª geração.

(Imagem: Malachi Brooks/Unsplash)

O PCIe 6.0, como também deve ser chamado o novo padrão de conexão de hardware, deve começar a ser utilizado em placas de vídeo, unidades de armazenamento e outros componentes a partir de 2024. Essa tecnologia promete largura de banda de até 256 GB/s em interfaces de 16 pistas e velocidade de transferência máxima de 64 GT/s.

Outros detalhes encontrados na versão 6.92 do AIDA64 incluem suporte mais amplo para os processadores Xeon “Emerald Rapids” da Intel, que deve começar a ser disponibilizado para as fabricantes de servidores no último trimestre de 2023.

Família “Ryzen 8000” incluirá processadores híbridos

A AMD planeja diferentes linhas de hardware para uso doméstico baseados em Zen 5. Além da família “Granite Ridge”, composta por processadores para desktops com até 16 núcleos, a fabricante prepara a família “Strix Point”, que deve marcar o uso mais agressivo do design híbrido similar ao utilizado pela Intel com seus processadores Core de 13ª geração.

O design híbrido da AMD possui várias diferenças em relação ao design da Intel. Em vez de simplesmente combinar núcleos de alto desempenho com núcleos de baixo consumo, a “equipe vermelha” criou uma proposta que combina as arquiteturas “Zen” e “Zen c” — no caso do Ryzen 8000 “Strix Point”, utiliza-se a Zen 5 e Zen 5c.

A arquitetura Zen 5c poderá ser considerada uma versão “compacta” da Zen 5, uma vez que utilizará as mesmas quantidades de instruções por clock e suportará hyper-threading (ao contrário dos núcleos de eficiência da Intel), mas esses núcleos devem ter clock reduzido e menor capacidade de cache L3, portanto, consumiriam menos energia.


11

Comentários

Estão chegando: AMD Ryzen 8000 e PCIe 6.0 recebem suporte inicial em atualização do AIDA64
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos