
Economia e mercado 18 Set
18 de setembro de 2023 0
Como era de se esperar, a Microsoft estava acompanhando de perto a revelação do PS5 pela Sony. A Sony anunciou as especificações técnicas completas do console em março de 2020, o que fez com que um executivo do Xbox levasse ao chefe do Xbox, Phil Spencer, e ao CEO da Microsoft, Satya Nadella, um resumo do console da Sony, de acordo com emails internos do julgamento entre o FTC e a gigante de Redmond.
Além disso, os emails também revelam que, mais de dois anos depois, a Microsoft também acompanhou o aumento de preços do PS5 e traçou uma estratégia comercial com base nisso.
Novos emails da Microsoft apresentados durante o julgamento contra a Federal Trade Commission dos EUA, mostram que Liz Hamren, ex-chefe de engenharia de plataforma e hardware do Xbox, apontou os pontos fortes e fracos das especificações do PS5 da Sony em comparação com o Xbox Series X da Microsoft. O líder de hardware do PlayStation, Mark Cerny, detalhou as especificações do PS5 apenas dois dias antes da Microsoft anunciar publicamente suas próprias especificações do Xbox Series X.
Hamren lista as taxas de clock variáveis da GPU e da CPU do PS5, “em comparação com a execução em taxas sustentadas mais altas”. A executiva admite que a Sony tem uma clara vantagem no desempenho do SSD com o PS5:
Cerny falou longamente sobre a mudança para o SSD e as vantagens para desenvolvedores e consumidores de jogos. Eles foram otimizados para um rendimento bruto mais alto (2x o nosso com compactação de hardware um pouco melhor e melhorias de desempenho associadas) em oposição a uma arquitetura de streaming mais integrada habilitada pelo Sampler Feedback Streaming.
O ex-executivo do Xbox também disse que Cerny “gastou o que parecia ser uma quantidade desproporcional de tempo em inovações de áudio”, mas o resto desta discussão foi ocultado. Hamren também afirma que a solução de armazenamento expansível da Sony para o PS5 é “semelhante à nossa devido aos requisitos mínimos de tamanho e velocidade”. Mas, na realidade, a abordagem da Sony significa que os consumidores podem usar qualquer SSD NVMe normal, em vez dos dispositivos Xbox customizados e mais caros, disponíveis apenas na Seagate e na Western Digital.
Através dos emails, a Microsoft também reagiu rapidamente ao aumento de preços do PS5 da Sony no ano passado – apesar de não ter aumentado os preços do Xbox imediatamente. O CFO do Xbox, Tim Stuart, enviou um e-mail ao chefe do Xbox, Spencer, e à CFO da Microsoft, Amy Hood, no início da manhã sobre o anúncio da Sony em 2022, observando que a equipe do Xbox “antecipou isso e está avançando rapidamente em direção a um plano, agora que vimos a confirmação”.
Há uma discussão na conversa, que foi altamente ocultada, mas parece que Spencer deseja que a empresa permaneça focada nos jogadores em relação aos aumentos de preços. Ami Silverman, que na época era chefe de vendas e marketing ao consumidor da Microsoft, responde com “todos os pontos são válidos, vamos nos focar nos jogadores aqui, já que ainda não saímos de perigo... sabemos que esta pode ser a nossa hora de conquistar fãs ao invés de perder seguidores.”
Silverman está claramente se referindo ao fato das vendas do Xbox estarem atrás das do PlayStation e não gostaria de ficar ainda mais para trás ao acompanhar o aumento de preços anunciado pela Sony. A Microsoft mencionou repetidamente ter perdido a guerra dos consoles e estar em um distante terceiro lugar durante a audiência FTC.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários