Android 19 Set
Além de produzir chips para smartphones, a Huawei voltou a comercializar chips para câmeras e outros equipamentos de segurança.
Com isso, temos mais um indício de que a fabricante chinesa não apenas contornou as sanções dos EUA, mas também tem conseguido produzir chips em larga escala.
Segundo fontes ouvidas pela Reuters, algumas fabricantes de câmeras de vigilância já estão usando chips da HiSilicon em seus equipamentos há algum tempo. Essas pessoas dizem que as remessas começaram muito antes da metade do ano.
Os chips de vigilância são relativamente fáceis de fabricar em comparação com processadores de smartphones, mas eles mostram que a empresa tem volume suficiente para vender para terceiros.
As fontes ainda dizem que a Huawei pode ter contornado não apenas as restrições para a produção de chips, mas também aquelas que impediam a empresa de usar softwares ocidentais no design dos SoCs.
Por enquanto, a Huawei não comenta o assunto. De toda forma, o lançamento do Kirin 9000s com produção em 7 nanômetros chamou a atenção do mundo e tem provocado uma forte reação dos Estados Unidos.
O país promete investigar o caso e, caso necessário, ampliar as sanções contra a Huawei e SMIC. Por outro lado, a Huawei diz que não está fazendo nada de errado e que seus chips são produzidos usando tecnologia chinesa.
A expectativa do mercado é de que a marca agora volte a lançar celulares intermediários com conexão 5G e chip Kirin proprietário.
Comentários