
Economia e mercado 18 Set
20 de setembro de 2023 16
A chegada de diversos carros elétricos de montadoras chinesas no Brasil acirrou a disputa no mercado automotivo no país e as marcas tradicionais, que focam em modelos à combustão, estão preocupadas com os novos rumos que o segmento está tomando.
De acordo com a coluna da jornalista Paula Gama no UOL, as montadoras tradicionais estão pressionando o governo federal a cobrar impostos ou acabar com as isenções sobre carros elétricos, o que deve aumentar consideravelmente os preços desses modelos.
Em entrevista à Reuters, o secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Uallace Moreira, confirmou que essa tributação “será retomada de forma gradual nos próximos três anos” como uma forma de equilibrar o mercado.
Segundo Moreira, o objetivo é fortalecer a produção nacional, dificultando a importação dos modelos estrangeiros a partir do aumento de impostos. Atualmente, marcas chinesas como a BYD e a GWM são as que mais assustam as montadoras mais consolidadas.
Com os impostos, os carros elétricos importados podem ficar até 35% mais caros no Brasil. Atualmente, o tributo de importação para elétricos está zerado e é de apenas 4% para híbridos, mas o país ainda não tem carros totalmente nacionais nesse segmento.
Contudo, as marcas chinesas já se movimentam para fabricar no Brasil. A BYD deve investir R$ 3 bilhões para produzir carros, ônibus e caminhões elétricos na Bahia, nas instalações que eram da Ford, e a GWM deve assumir a fábrica que era da Mercedes-Benz, em São Paulo.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) defendeu a tributação dos elétricos como forma de proteger as fábricas nacionais dos produtos chineses. A entidade afirma China tem um custo de produção muito mais baixo que o nosso país.
Na contramão disso, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é contrária a taxação. A entidade destaca que os EVs estão caindo nos gostos dos brasileiros e que a mudança da regra não será bem vista pelas marcas que ainda não estão produzindo no país.
E você, o que pensa sobre esse tema? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários