
Economia e mercado 29 Jun
22 de setembro de 2023 26
O AliExpress e a Shein já foram certificados pelo Remessa Conforme, o programa do governo federal que isenta compras de até US$ 50 de taxas de importação. Agora mais duas grandes lojas foram aprovadas para entrar para o programa: a Shopee e o Mercado Livre. Veja o que muda para elas a partir de agora.
A certificação de ambas foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (22).
O programa Remessa Conforme foi criado pelo Ministério da Fazenda e traz como o principal benefício a isenção de taxa de importação de 60% para compras de até US$ 50, mas com ele as lojas participantes também têm prioridade no tratamento alfandegário, o que significa que as compras devem chegar mais rápido aos clientes.
O programa não contempla o ICMS de até 17% que pode ser cobrado pelos estados para compras internacionais.
Segunda Receita Federal, as empresas certificadas pelo programa até semana passada representavam 67% das remessas enviadas ao Brasil. Na outra ponta, varejistas nacionais pedem que o governo acabe com o programa, pois dizem que a isenção de impostos é injusta e pode acabar com 2,5 milhões de empregos.
Em resposta, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que não há previsão para que a alíquota para isenção impostos seja revisada pelo governo.
A Amazon deve ser a próxima loja a participar do programa, pois a empresa já solicitou a certificação, que ainda está sendo analisada pelo governo.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários