Tech 01 Out
Embora muitas análises digam que o novo chipset Huawei Kirin 9000s é produzido dentro do processo de 7 nanômetros, um analista de mercado acredita que a informação está incorreta.
Em entrevista para o South China Morning Post, Minatake Mitchell Kashio, CEO da empresa de pesquisa Fomalhaut Techno Solutions, disse que o chipset da Huawei é produzido em 14 nanômetros.
Além disso, ele ressaltou que para entregar um desempenho de 7 nanômetros, a SMIC fez melhoramentos no processo produtivo, fazendo com que o chip conseguisse alcançar um resultado próximo do 7 nm original.
Por mais que o chip tenha alcançado desempenho "digno" de um produzido em 7 nm, o analista ainda disse que a SMIC não tem máquinas suficientes para fazer a produção em larga escala.
a CPU Kirin 9000s foi feita por meio do processo de 14 nm da SMIC com base em sua própria tecnologia de montagem. Algumas técnicas especiais foram adicionadas para aproximar o desempenho do chip de um processador de 7 nm.
Por fim, o analista ainda ressaltou que com as sanções dos EUA impedindo a SMIC de ter acesso a máquinas de última geração da ASML, dificilmente ela conseguirá ultrapassar a barreira dos 7 nm.
A única solução para a empresa é o desenvolvimento de máquinas proprietárias. Ainda assim, como não há evidências de fabricação do Kirin 9000s em 14 nm ou 7 nm, tudo precisa ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.
Comentários