
Economia e mercado 21 Ago
03 de outubro de 2023 7
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse nesta terça-feira que o acordo entre a Apple e o Google é o grande responsável por tornar o mercado de buscadores altamente monopolizado. A declaração polêmica foi publicada em uma entrevista ao Wall Street Journal.
Para Nadella, a Apple é a grande responsável pelo domínio do Google nas buscas, uma vez que a empresa de Cupertino fez as pessoas se acostumarem a usar o buscador no Safari e em outros navegadores.
Ainda mais quando levamos em consideração que o iPhone foi o primeiro smartphone moderno a chegar ao mercado.
Você levanta de manhã, escova os dentes e pesquisa no Google. Com esse nível de hábito se formando, a única maneira de mudar é alterando os padrões.
Nadella também comentou que o Google usa a sua posição de dominância para melhorar cada vez mais os resultados das pesquisas e isso acaba reforçando ainda mais seu monopólio.
É falso dizer que há escolha no mercado de buscadores.
O executivo também disse que, apesar de estar entusiasmado com a chegada da IA ao segmento dos buscadores, ainda não dá para saber se a IA será capaz de mudar alguma coisa na dominância do Google.
Eu me preocupo muito com isso. Mesmo apesar do meu entusiasmo de que há um novo ângulo com a IA, esse ciclo vicioso em que estou preso pode se tornar ainda mais vicioso porque os padrões são reforçados.
Por fim, Nadella disse que é muito difícil para o Bing ter sucesso quando o público está muito dependente do Google. E talvez seja por isso que a Microsoft tenha tentado vender o buscador para a Apple.
Para muitos analistas de mercado, o fim da parceria entre Apple e Google é uma forma dar equilíbrio ao mercado, ainda mais caso a empresa de Cupertino resolva desenvolver seu próprio buscador.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários