LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei registra patente de alerta de febre através de termômetro instalado em vestíveis

09 de outubro de 2023 4

A Huawei patenteou recentemente no CNIPO, órgão chinês de propriedade intelectual, uma função chamada Fever Alert ("Alerta de febre", em português) que usa dados coletados pelo smartwatch para avisar sobre a temperatura corporal. O documento foi registrado na última terça-feira (3), mas o pedido aconteceu em 23 de março de 2022 com a identificação 116846515.

O conceito menciona um dispositivo vestível — como uma smartband ou smartwatch, por exemplo — com um termômetro na parte inferior capaz de monitorar periodicamente a temperatura corporal do usuário. Os dados seriam enviados para o aplicativo e, caso houvesse sinais de hipotermia ou febre, seria enviado uma notificação de alerta para o celular.

Os termômetros clínicos atuais não possuem a função de memória e também não estão conectados ao corpo o tempo inteiro, portanto impossibilitando registros de um histórico de temperatura a cada hora, por exemplo. O documento vazado mostra uma interface própria para esse recurso dentro do aplicativo, porém não revela muitos detalhes.

A ideia da Huawei esbarra em uma dificuldade corporal: a região do punho não é preferencialmente usada para a aferição da temperatura, pois não é tão confiável. Os métodos de mensuração mais usados na área da saúde são a axilar, oral, temporal, timpânica e retal, além da testa — nesse último caso, com um termômetro infravermelho.

Patente cita alerta de febre em dispositivos da Huawei. | Imagem: Reprodução.

A Huawei não cita na patente o estágio de desenvolvimento dessa tecnologia, por isso ainda não há informações sobre quando será implementada nos vestíveis da marca chinesa. Esse recurso de saúde seria um complemento para os sensores de batimentos cardíacos e saturação de oxigênio no sangue, que também não podem ser usados como forma de diagnóstico.

Usuários interessados em dados precisos devem investir em equipamentos próprios para aferição da pressão arterial (como esfigmomanômetros digitais) e batimentos/SpO2 (com oxímetros confiáveis.

Veja também

O que achou dessa função patenteada pela Huawei? Conta pra gente, comente!


4

Comentários

Huawei registra patente de alerta de febre através de termômetro instalado em vestíveis
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos