Economia e mercado 18 Out
A Opensignal, uma empresa especializada na análise de redes móveis, divulgou um relatório que apontou a liderança consolidada das três operadoras que dominam o setor de telefonia móvel no Brasil na melhoria da velocidade de download da rede 5G.
De acordo com o levantamento, a Vivo, TIM e Claro aumentaram as suas velocidades médias de download em 829%, 546,7% e 469,7%, respectivamente. Os avanços fizeram com que as três operadoras brasileiras liderassem o ranking do Grupo I do relatório.
O Grupo I corresponde as operadoras que atuam em mercados com área terrestre superior a 200 mil km². A lista global segue com a tailandesa DTAC, em quarto lugar, que aumentou a sua velocidade média de download do 5G em seu serviço em 147,9%.
Já a Movistar Espanha, a marca comercial da operação móvel do Grupo Telefônica no país, apareceu na quinta posição, com uma alta de 118,2%. O ranking destacou para o investimento na melhoria da rede de telefonia e de dados no nosso país.
Além disso, como citou o site Tele.Síntese, o relatório “5G Global Mobile Network Experience Awards” (Prêmio Global de Experiência de Rede Móvel 5G, em tradução livre) de 2023 também mostrou que as teles brasileiras se destacaram em outros quesitos.
A TIM ficou em primeiro lugar na melhoria da disponibilidade global do 5G, com um aumento de 559,8% entre o 1° semestre de 2022 e o mesmo período deste ano. Por sua vez, a Vivo veio na terceira posição no mesmo quesito com uma alta de 222,7%.
Outros levantamentos também seguem na mesma linha. Dados de um relatório global da Bain & Company revelaram que o Brasil é um dos principais países a impulsionar o crescimento da quinta geração de redes móveis no mundo nos últimos anos.
E você, tem notado uma melhoria na rede 5G no Brasil? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários