LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sam Altman entra em acordo com a OpenAI e voltará a ser o CEO da criadora do ChatGPT

22 de novembro de 2023 8

Atualização (22/11/2023) - por DT

O executivo Sam Altman voltará a ocupar o cargo de CEO da OpenAI, a criadora do ChatGPT. O profissional, que é um dos fundadores da empresa, foi demitido na última sexta-feira (17) após algumas divergências internas na companhia.

"Alcançamos um acordo de princípio para que Sam retorne à OpenAI como CEO com um novo conselho, formado por Bret Taylor (presidente), Larry Summers e Adam D'Angelo", anunciou a empresa na rede social X, ex-Twitter.

Já em seu perfil pessoal na plataforma, Altman afirmou que "ama a OpenAI" e que tudo o que fez nos últimos dias serviu para manter a sua equipe unida. Declarou, ainda, que está ansioso para retornar à empresa e seguir com o seu trabalho.


Por sua vez, o executivo Greg Brockman, que havia se demitido da presidência do conselho da empresa em solidariedade à Altman, também foi recontratado pela OpenAI. Vale lembrar que os funcionários da OpenAI ameaçaram deixar companhia caso Sam não voltasse.

Em carta, os funcionários da OpenAI afirmaram que houve "má-fé" do conselho da OpenAI na demissão de Altman. Ilya Sutskever, conselheiro e cofundador da OpenAI, e o apontado como o responsável pela demissão de Sam, pediu desculpas e disse que vai reunificar a empresa.

Após a sua demissão, a Microsoft, que é uma das principais investidoras da OpenAI, chegou a contratar Altman no domingo (19) para liderar uma equipe de inteligência artificial. Já na sua volta, Sam disse que quer fortalecer a parceria com a empresa de Bill Gates.

Mais de 730 funcionários da OpenAI, cerca de 95% da equipe da empresa, assinaram uma carta ameaçando pedir demissão se o conselho não renunciar e readmitir Sam Altman como CEO, assim como o ex-presidente Greg Brockman. A demissão do alto executivo Altman ocorreu na sexta-feira.

No documento, eles afirmam que a demissão prejudica o funcionamento do trabalho, bem como a missão da empresa. Os signatários da carta culpabilizam Ilya Sutskever, cientista-chefe da empresa e membro do seu conselho de administração, que foi acusado de coordenar a ação contra Altman.

Sam Altman, ex-CEO da OpenAI, demitido na sexta-feira

Mira Murati, diretora de tecnologia da OpenAI, foi nomeada CEO interina. Posteriormente, a empresa optou por destituir Murati e nomear outro CEO interino, Emmett Shear, ex-CEO do Twitch, o site de streaming de videogame.

A reação foi negativa entre investidores, como a Microsoft, cujo CEO, Satya Nadella, já anunciou que Altman e Brockman vão integrar a equipe para chefiar uma nova unidade de pesquisa avançada de IA. Ele também incentivou que os funcionários da OpenAI são bem-vindos.

Na carta, a equipe da OpenAI ameaça se juntar a Altman na Microsoft. “A Microsoft nos garantiu que há vagas para todos os funcionários da OpenAI nesta nova subsidiária, caso decidamos ingressar”, escrevem.

Além de pedir a renúncia do atual conselho, composto por Ilya Sutskever, Adam D'Angelo, Helen Toner e Tasha McCauley, a carta solicita que dois novos membros líderes independentes do conselho, Bret Taylor e Will Hurd, sejam nomeados. Taylor é um veterano da indústria de tecnologia com laços estreitos com Altman; Hurd é um político que já atuou no conselho da OpenAI.

Texto original (20/11/2023)

O cofundador do Twitch, Emmeth Shear, foi nomeado o CEO interino da OpenAI após a demissão de Sam Altman, que ocupava o cargo até sexta-feira, de onde foi retirado após uma reunião com o conselho que gere a empresa. Gene Brockman, presidente, também saiu da OpenAI nessa leva.

A mudança surpreendente na liderança da OpenAI acentua as divisões dentro da empresa. Poucas horas após o anúncio de Shear, Altman foi revelado como um dos recentes contratados pela Microsoft — que investiu bilhões na OpenAI —, onde liderará uma equipe de pesquisa em inteligência artificial, ao lado de Brockman.


Shear é a segunda nomeação interina em apenas três dias, depois que o conselho inicialmente substituiu Altman pela diretora de tecnologia Mira Murati. No final de semana, rumores sugeriam que os investidores pressionavam a OpenAI pelo retorno de Altman.

"Assumi esta posição porque acredito que a OpenAI é uma das empresas mais crucialmente importantes atualmente em existência", diz Shear em um post no X. "Estou determinado a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para protegê-la e promover ainda mais seu crescimento".

Em seu comunicado, Shear apontou três pontos que quer desenvolver no próximo mês:

  • Contratar um investigador independente para examinar todo o processo que levou a essa situação e gerar um relatório abrangente;
  • Dialogar com funcionários, parceiros, investidores e clientes;
  • Reestruturar a equipe de gestão e liderança à luz das recentes saídas, transformando-a em uma força efetiva para impulsionar resultados para nossos clientes.

Por fim, Shear destacou ainda que "a estabilidade e o sucesso da OpenAI são fundamentais, e não permitiremos que a turbulência os interrompa".

Veja mais!


8

Comentários

Sam Altman entra em acordo com a OpenAI e voltará a ser o CEO da criadora do ChatGPT
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços