
Tech 14 Nov
22 de novembro de 2023 8
Atualização (22/11/2023) - por DT
O executivo Sam Altman voltará a ocupar o cargo de CEO da OpenAI, a criadora do ChatGPT. O profissional, que é um dos fundadores da empresa, foi demitido na última sexta-feira (17) após algumas divergências internas na companhia.
"Alcançamos um acordo de princípio para que Sam retorne à OpenAI como CEO com um novo conselho, formado por Bret Taylor (presidente), Larry Summers e Adam D'Angelo", anunciou a empresa na rede social X, ex-Twitter.
We have reached an agreement in principle for Sam Altman to return to OpenAI as CEO with a new initial board of Bret Taylor (Chair), Larry Summers, and Adam D'Angelo.
— OpenAI (@OpenAI) 22 de novembro de 2023
We are collaborating to figure out the details. Thank you so much for your patience through this.
Já em seu perfil pessoal na plataforma, Altman afirmou que "ama a OpenAI" e que tudo o que fez nos últimos dias serviu para manter a sua equipe unida. Declarou, ainda, que está ansioso para retornar à empresa e seguir com o seu trabalho.
i love openai, and everything i’ve done over the past few days has been in service of keeping this team and its mission together. when i decided to join msft on sun evening, it was clear that was the best path for me and the team. with the new board and w satya’s support, i’m…
— Sam Altman (@sama) 22 de novembro de 2023
Por sua vez, o executivo Greg Brockman, que havia se demitido da presidência do conselho da empresa em solidariedade à Altman, também foi recontratado pela OpenAI. Vale lembrar que os funcionários da OpenAI ameaçaram deixar companhia caso Sam não voltasse.
Em carta, os funcionários da OpenAI afirmaram que houve "má-fé" do conselho da OpenAI na demissão de Altman. Ilya Sutskever, conselheiro e cofundador da OpenAI, e o apontado como o responsável pela demissão de Sam, pediu desculpas e disse que vai reunificar a empresa.
Após a sua demissão, a Microsoft, que é uma das principais investidoras da OpenAI, chegou a contratar Altman no domingo (19) para liderar uma equipe de inteligência artificial. Já na sua volta, Sam disse que quer fortalecer a parceria com a empresa de Bill Gates.
Atualização (21/11/2023) - HA
Mais de 730 funcionários da OpenAI, cerca de 95% da equipe da empresa, assinaram uma carta ameaçando pedir demissão se o conselho não renunciar e readmitir Sam Altman como CEO, assim como o ex-presidente Greg Brockman. A demissão do alto executivo Altman ocorreu na sexta-feira.
No documento, eles afirmam que a demissão prejudica o funcionamento do trabalho, bem como a missão da empresa. Os signatários da carta culpabilizam Ilya Sutskever, cientista-chefe da empresa e membro do seu conselho de administração, que foi acusado de coordenar a ação contra Altman.
Mira Murati, diretora de tecnologia da OpenAI, foi nomeada CEO interina. Posteriormente, a empresa optou por destituir Murati e nomear outro CEO interino, Emmett Shear, ex-CEO do Twitch, o site de streaming de videogame.
A reação foi negativa entre investidores, como a Microsoft, cujo CEO, Satya Nadella, já anunciou que Altman e Brockman vão integrar a equipe para chefiar uma nova unidade de pesquisa avançada de IA. Ele também incentivou que os funcionários da OpenAI são bem-vindos.
Na carta, a equipe da OpenAI ameaça se juntar a Altman na Microsoft. “A Microsoft nos garantiu que há vagas para todos os funcionários da OpenAI nesta nova subsidiária, caso decidamos ingressar”, escrevem.
Além de pedir a renúncia do atual conselho, composto por Ilya Sutskever, Adam D'Angelo, Helen Toner e Tasha McCauley, a carta solicita que dois novos membros líderes independentes do conselho, Bret Taylor e Will Hurd, sejam nomeados. Taylor é um veterano da indústria de tecnologia com laços estreitos com Altman; Hurd é um político que já atuou no conselho da OpenAI.
Texto original (20/11/2023)
O cofundador do Twitch, Emmeth Shear, foi nomeado o CEO interino da OpenAI após a demissão de Sam Altman, que ocupava o cargo até sexta-feira, de onde foi retirado após uma reunião com o conselho que gere a empresa. Gene Brockman, presidente, também saiu da OpenAI nessa leva.
A mudança surpreendente na liderança da OpenAI acentua as divisões dentro da empresa. Poucas horas após o anúncio de Shear, Altman foi revelado como um dos recentes contratados pela Microsoft — que investiu bilhões na OpenAI —, onde liderará uma equipe de pesquisa em inteligência artificial, ao lado de Brockman.
Shear é a segunda nomeação interina em apenas três dias, depois que o conselho inicialmente substituiu Altman pela diretora de tecnologia Mira Murati. No final de semana, rumores sugeriam que os investidores pressionavam a OpenAI pelo retorno de Altman.
"Assumi esta posição porque acredito que a OpenAI é uma das empresas mais crucialmente importantes atualmente em existência", diz Shear em um post no X. "Estou determinado a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para protegê-la e promover ainda mais seu crescimento".
Today I got a call inviting me to consider a once-in-a-lifetime opportunity: to become the interim CEO of @OpenAI. After consulting with my family and reflecting on it for just a few hours, I accepted. I had recently resigned from my role as CEO of Twitch due to the birth of my…
— Emmett Shear (@eshear) November 20, 2023
Em seu comunicado, Shear apontou três pontos que quer desenvolver no próximo mês:
- Contratar um investigador independente para examinar todo o processo que levou a essa situação e gerar um relatório abrangente;
- Dialogar com funcionários, parceiros, investidores e clientes;
- Reestruturar a equipe de gestão e liderança à luz das recentes saídas, transformando-a em uma força efetiva para impulsionar resultados para nossos clientes.
Por fim, Shear destacou ainda que "a estabilidade e o sucesso da OpenAI são fundamentais, e não permitiremos que a turbulência os interrompa".
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários