LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Crianças costumam acessar a Internet pela primeira vez até os 6 anos, revela pesquisa

24 de novembro de 2023 0

Dados divulgados pela pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023 revelam que 24% dos jovens brasileiros acessaram a Internet pela primeira vez até os seis anos, sendo o celular o dispositivo mais usado por essa faixa etária. Os números indicam que pelo menos um a cada quatro pessoas se conectaram à web ainda na primeira infância, período contraindicado pelos especialistas.

Segundo o levantamento, a quantidade de adolescentes entrevistados que revelam terem navegado na rede pela vez vem aumentando progressivamente a cada edição da pesquisa. Isso indica que os pais estão permitindo que seus filhos usem um dispositivo móvel — seja um smartphone ou tablet — cada vez mais cedo; em 2015 a taxa era de 11%.

Em paralelo a isso, os números também mostram que pelo menos 95% da população de 9 a 17 anos é usuário de internet no País, correspondendo a mais de 25 milhões de pessoas. O smartphone lidera como o aparelho mais usado pela população com idade inferior a 18 anos, usado por 97% das crianças e adolescentes do país.

A pesquisa feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), também revela que o celular é a única forma de acessar à Internet para 20% dos menores de idade, porcentagem que cresce nas classes D/E.

Jovens usando o telefone celular. | Imagem: Reprodução/Pixabay.

O computador, por sua vez, vê seu uso diminuir entre os jovens brasileiros. No penúltimo recorte da pesquisa, a abrangência total era de 43% contra 38% em 2023, ou seja, uma queda de 5% em 12 meses. Esse dispositivo segue estando mais presente nas classes sociais mais altas (AB) com penetração de 71%, ao passo que nas famílias de baixa renda cai para 15%.

Ao contrário do computador, o uso da TV para navegar na rede vem crescendo a cada novo TIC Kids, registrando uma subida de 7% neste caso alcançando 70% dos jovens em 2023. Os números comprovam que alguns aparelhos seguem restritos às famílias com melhores condições, ainda que o acesso esteja sendo mais democratizado.

Veja também


0

Comentários

Crianças costumam acessar a Internet pela primeira vez até os 6 anos, revela pesquisa
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho