Economia e mercado 28 Nov
A Uber é primordialmente conhecida por sua plataforma de viagens urbanas, mas também investe em expandir suas áreas de atuação para logística e outros serviços. Para se tornar ainda mais completa, é possível que a companhia também explore o mercado de telecom com a venda de linhas de eSIM diretamente em seu aplicativo para Android e iOS.
Conforme divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Android Authority, uma rápida investigação no arquivo APK (pacote de instalação do Android) do Uber permitiu descobrir linhas de código que fazem referência a um possível serviço de rede celular utilizando eSIM — os “chips virtuais” que prometem mais segurança que os cartões físicos.
Os especialistas descobriram que a empresa parece estar trabalhando em uma forma de comprar e ativar um eSIM pelo aplicativo do Uber. Segundo os códigos do APK da versão 4.502.1 do Uber, a plataforma realizaria uma oferta promocional dando aos clientes um plano limitado de dados para usar no aplicativo ao chegarem em seu destino de viagem.
Os códigos do APK incluem strings — isto é, linhas de caracteres que podem ou não ser exibidas na tela — com as seguintes frases de conversação com o usuário:
Evite os custos de roaming de dados que sua operadora de celular cobra ao comprar um eSIM com a Uber.
Vai viajar para o exterior em breve? Obtenha 100 MB de dados gratuitos para usar no aplicativo Uber.
Compre um plano eSIM de dados móveis. Em seguida, use seu telefone normalmente quando viajar, mesmo como um ponto de acesso.
Instalar o eSIM.
Note que essas linhas de texto estão ocultas no APK, portanto, não podem ser visualizadas pelos usuários. No momento, não há como comprar um eSIM da Uber, então esse é um recurso que deve aparecer somente no futuro. Os códigos analisados referem-se apenas à versão do aplicativo para Android, mas é provável que essa função também chegue ao iOS.
Curiosamente, os códigos referem-se apenas à venda de planos de dados móveis, portanto, não há certeza de que os supostos planos de eSIM também permitirão que os usuários façam chamadas de voz ou enviem mensagens de texto.
A compra de um eSIM pode ser muito conveniente ao público da Uber. Ao oferecer planos diferenciados por meio de um chip virtual, a empresa proporcionaria mais simplicidade e preços mais acessíveis para seus usuários.
Comentários