Feiras e eventos 30 Nov
A disputa entre Epic Games e Google nos tribunais continua revelando acordos entre empresas como Netflix, Spotify e outras. Desta vez, e-mails indicam que a Activision Blizzard tinha planos de lançar a sua própria loja de jogos para celulares Android em 2019 ou 2020, podendo expandi-la até para o iOS no futuro.
Segundo o Android Authority e o The Verge, a ideia de lançar uma loja própria da Activision foi apelidada de "Projec Boston". O objetivo era driblar as altas taxas de 30% cobradas pelo Google na Play Store.
A instalação funcionaria via sideloading, assim como a Epic Games Store para o Fortnite. Além disso, a própria Epic Games e a Supercell seriam parcerias da Activision Blizzard para o lançamento da loja apelidada como "Steam of Mobile".
Neste caso, jogos como Fortnite, Call of Duty Mobile e Diablo Immortal seriam os primeiros jogos lançados exclusivamente na Steam of Mobile, mas o mais importante deles seria Candy Crush Saga. Este jogo desempenharia um papel crucial para o sucesso da loja, pois é um dos maiores sucessos da King, que faz parte da Activision.
Caso a loja fosse lançada, a Activision Blizzard cobraria entre 10% e 12% de comissão sobre compras de/em aplicativos, menos da metade que o Google. A loja ainda teria suporte para notificações, várias contas e outros diferenciais em relação à Play Store.
Apesar de tudo, o plano foi abandonado após a Activision firmar um acordo avaliado em aproximadamente R$ 100 milhões com o Google. Detalhes sobre a parceria não foram revelados, apenas foi dito que:
O acordo permitiu uma economia mais forte para a ABK em dispositivos móveis, YouTube, publicidade, gastos com mídia e nuvem.
Embora o diretor financeiro da empresa, Armin Zerza, diga que o Project Boston foi abandonado por não ser "financeiramente atraente", é possível dizer que o Google jamais teria aceitado o acordo sem a pressão de uma nova loja no mercado de jogos mobile.
Vale lembrar que agora a ABK faz parte do Xbox e o diretor CFO da empresa revelou que deseja levar o Game Pass a todos os dispositivos possíveis, incluindo celulares e até consoles da concorrência. Será que isto envolveria o lançamento de uma nova loja com os títulos da Activision Blizzard, King e da Microsoft?
Comentários