LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel critica AMD por utilizar tecnologias antigas em processadores lançados em 2023

05 de dezembro de 2023 21

A Intel divulgou na segunda-feira (04) uma campanha para ajudar seus clientes a identificar mitos que costumam ser abordados por suas empresas concorrentes, e sem surpreender, a única fabricante citada no material é a AMD. No documento, a líder do segmento critica sua rival por utilizar uma nomenclatura confusa e ilusória em seus processadores.

A equipe azul destaca que a concorrente utiliza tecnologias muito antigas em alguns processadores para notebooks da linha “Ryzen 7000”, que foram lançados no início de 2023. Como exemplo, o Ryzen 5 7520U é um processador baseado em Zen 2, uma arquitetura introduzida com a antiga linha “Ryzen 3000” em 2019.

(Imagem: Intel)

O argumento da gigante de hardware é que essa nomenclatura pode fazer alguns consumidores acreditarem que estão comprando um processador com tecnologias de última geração, quando, na verdade, está implícito em seu nome que se trata de um chip baseado em Zen 2 — uma arquitetura ainda mais antiga que os processadores “Ryzen 5000”.

“O número 7 é a única coisa nova em alguns dos processadores AMD Ryzen 7000”, afirma a Intel. A AMD havia explicado sua nova nomenclatura em setembro do ano passado, antes do lançamento de seus novos processadores para notebooks. O esquema foi criticado pelos fãs da marca por potencialmente confundir usuários leigos no assunto.

Dissecando o Ryzen 5 7520U, seu nome representa os seguintes dados:

  • 7: ano de lançamento (2023)
  • 5: modelo (Ryzen 5)
  • 2: arquitetura (Zen 2)
  • 0: refere-se à versão básica da arquitetura
  • U: projetado para notebooks ultrafinos (TDP de 15 a 28W)

Para comparar, a diferença de desempenho entre o Ryzen 5 7520U (baseado em Zen 2) e o Ryzen 5 7530U (baseado em Zen 3) é de 46%. Isso significa que qualquer pessoa sem familiarização com essa nomenclatura poderia ter sérios prejuízos em que se refere ao poder e eficiência de energia de seus dispositivos. Para evitar confusão, veja as definições abaixo:

  • Ryzen 7020 (Mendocino, Zen 2): notebooks de entrada
  • Ryzen 7030 (Barcelo-R, Zen 3): notebooks básicos e finos
  • Ryzen 7035 (Rembrandt-R, Zen 3+): notebooks premium e finos
  • Ryzen 7040 (Phoenix, Zen 4): notebooks ultrafinos de alto desempenho
  • Ryzen 7045 (Dragon Range, Zen 4): notebooks de altíssimo desempenho

Curiosamente, esse problema de nomenclatura não é limitado à AMD. A Intel também mantém o costume de lançar processadores com recursos antigos sob nomes que indicam uma nova tecnologia. Toda a família de 14ª geração, por exemplo, possui a mesma arquitetura e litografia da 13ª geração, além de configurações de núcleos quase idênticas.

(Imagem: Intel)

A Intel também recicla sua litografia “Intel 7” (antes conhecida como “10 nanômetros”) desde 2021, ano em que lançou o Core de 12ª geração, com destaque para a combinação de núcleos de alto desempenho com núcleos baixo consumo baseados na microarquitetura “Gracemont” — que ainda é utilizada nos processadores Core de 14ª geração.

A “apostila” da Intel incluem benchmarks que comparam o desempenho dos processadores com arquitetura Zen 2 da AMD com modelos da linha Core de 13ª geração. Como esperado, nos dados da empresa, o Core i5-1335U de 10 núcleos e 12 threads é 83% mais rápido que o Ryzen 5 7520U de 4 núcleos e 8 threads.

Outros dados incluídos no material baseiam-se na mesma premissa de que os consumidores podem ser prejudicados ao se confundirem com a nomenclatura de processadores da AMD. Na página abaixo, a empresa compara o Ryzen 7 7735U (baseado em Zen 3+) e o Ryzen 7 7840U (baseado em Zen 4) com o Core i5-1335U e Core i7-1355U.

(Imagem: Intel)

Cabe observar que não há informações sobre a eficiência de energia dos processadores mencionados pela Intel, o que seria um fator importante para o segmento de notebooks, uma vez que esses aparelhos dependem de uma bateria, e um consumo elevado poderia ter impacto negativo na experiência dos usuários.

O que você achou da campanha da Intel? Comente abaixo!

Ofertas em processadores

21

Comentários

Intel critica AMD por utilizar tecnologias antigas em processadores lançados em 2023
  • Interessante....

    Intel está desesperada!

    Kkkkkk

      • Isso vindo de quem chamou a tecnologia 10nm de Intel7, pra ludibriar os consumidores, dando a entender que seriam 7nm

          • O sujo falando do mal lavado! Kkkk Vai criar vergonha na cara dona Intel! Vai cuidar dos teus refreshs ai, tenta fazer algo "novo" de verdade e pára com essas gambiarras termonuclueares, teus x86-64 estão comendo poeira em evolução na comparação com ARM....trabalha mais e chora menos!

              • Tecnologia que tá rodando melhor do que nunca como antes

                  • Que decadência da Intel. Sem qualidade na própria linha de produtos, passa a criticar a nomenclatura da concorrente. Mesmo tendo alguma razão, a nomenclatura da própria Intel faz exatamente a mesma coisa.
                    Essa campanha é um tiro no próprio pé. Vai deixar os jornalistas e YouTubers menos propensos a indicar a Intel.

                      • Meio que desespero da Intel, já que tecnicamente ela não tem como brigar enquanto mantiver a arquitetura atual, sem contar quantos anos ela passou "empurrando" novas gerações que tinham apenas alterações mínimas de desempenho.
                        Mas a AMD procurou, com esse 7520U!!! Esse processador é uma "bagaça", além da arquitetura antiga (Zen2) ele ainda carrega só 4 núcleos (os Ryzen 5 tem normalmente 6), e o resultado é que o desempenho dele chega a ser inferior ao de alguns Ryzen 3. Digamos assim, o 7520U é o "Celeron da AMD". É safadeza, querer confundir o consumidor vandendo um "Ryzen 5" que na verdade é um "Ryzen 3-". Se queriam uma linha de entrada, que substituíssem os 7520 e 7X30 por versões mais atuais do Ryzen 3.

                          • Kkkkkk crítica mas não supera em desempenho e nem em preço.

                              • É mais facil falar mal quando não consegue fazer melhor... ao invés de focar todos os esforços em melhorar doque fazer uma jogada ridícula de marketing como essa...

                                • Sério... A Intel é a última que pode ter alguma moral para criticar a AMD. Intel lançou a 5ª geração e fez refrito do refrito até a 11ª. A transição da 10ª para 11ª foi uma coisa tão patético que nenhum reviewer achou que era sério, pois os caras diminuíram a contagem de núcleos do i9 e levaram o TDP para a estratosfera para compensar a perda de desempenho.

                                    • A AMD inova bastante, lançando os 3D v-cache que fazem a 14ª geração chorar.
                                      A Apple lança o M1, que destrói qualquer Xeon em aplicações do Mac.
                                      Agora eles vêem seu mercado diminuindo em ritmo acelerado e resolvem partir para baixaria e hipocrisia.

                                      • De fato pode ser verdade... Mas no fim do dia, acaba que o produto acaba sendo surpreendente de bom.

                                          • Falou a empresa que até os Ryzen serem lançados, vinha requentando I7 desde a 3ª geração... Foi graças as Ryzen que a Intel criou vergonha na cara e saiu dos 4/8 dizendo ser topo de linha

                                              • Os i3 era só 2 núcleos, e se vendiam os i5 e i7 como fodões, mas na verdade os i5 e i7 tbem era só 2 núcleos com turbo booster pra fingir ser veloz, sim tinha eles com 4 núcleos, mas era raro se encontra Já montado, e era os com final h, todos os com final u era 2 núcleos e as lojas vendiam como fosse os tops, somente depois dos ryzen lançados pela amd que os i3 são 4 núcleos e os i5 e i7 são melhores mas ainda tem os i5 e 7 com poucos núcleos 3 na verdade tanto i3,5 7 são mesmo processador só que capa os barramentos e vende com uma numeração e aí libera todo os barramentos e a8 se vende como i9e a linha celeron são os antigos processadores q antes era os tops que a Intel passa a vender como celeron, ou seja eles sempre requentar os mesmos processadores

                                                • A maioria dos fabricantes fazem isso, desde os que fazem celular a processadores.
                                                  Raça ignara ! %uD83D%uDC7D

                                                    • os nomes dos processadores da amd sao uma bagunça, uma pessoa leiga pesquisando sobre processador vai preferir intel pq vai entender na hora qual o melhor pra ela

                                                        • Intel sempre requentar seus processadores, i3,5,7 são mesmo processador, capa o barramento pra se vender como uma numeração e aí libera todo os barramentos e se vende como i9, os i3 2 núcleos, e os i5 e 7 se vendiam como os tops mas tinha os i5 e 7 tbem de 2 núcleos somente é esses era os que se encontrava fácil em lojas etc os com u no final da numeração somente os com h no final que tinha 4 núcleos, e outra celeron é o nome que eles dão e vende os processadores que antes era os tops , isto é , os i de antes e de agora futuramente vão ser os celerons, concluído, Intel requentar os mesmos processadores

                                                            • Tem certeza disso?
                                                              Será mesmo que um leigo vai entender e fazer uma boa escolha?
                                                              Exemplo, será que um Intel I7 de sexta geração, top d elinha da epóca, é melhor que um ryzen 5 5600???

                                                              • Intel e hipócrita

                                                                  • i3 12100f é superior ao Ryzen 5 5500, possuindo mais desempenho, PCI 5.0 e DDR5.
                                                                    Enquanto isso, AM5 é extremamente caro.

                                                                    • Nao sei quem disse, mas a intel esta toda duida devido o avanco da amd

                                                                        Software

                                                                        Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                                                                        Tech

                                                                        PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                                                        Economia e mercado

                                                                        Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                                        Android

                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho