03 Janeiro 2024
Atualização (05/01/2023) - HA
Em dezembro, um rumor indicava que o Spotify poderia retornar com o sistema de pagamentos dentro do aplicativo do iOS. O código-fonte parecia mostrar que o serviço de streaming estaria deixando de lado as rixas comerciais com a Apple. No entanto, um dia depois da circulação dessa informação, a empresa de áudio desmentiu o boato.
Farshad Shadloo disse ao The Verge que “não temos planos de ativar o IAP [pagamentos no aplicativo] no momento”. Assim, o código foi apagado do aplicativo. No entanto, a mesma informação de dezembro voltou a aparecer no app iOS neste começo de mês de janeiro.
O Spotify removeu a capacidade de inscrição no plano Premium do iOS em 2016. Isso porque não queria pagar a redução de 30% que a Apple recebe de cada transação.
Agora, segundo o informante @aaronp613 no X, ainda dá para criar esperanças sobre esse retorno, mesmo com a empresa negando oficialmente.
A month ago Spotify added strings in their iOS app's beta indicating In App Purchasing was returning. After MacRumors published a story, the code was removed the following day.
— Aaron (@aaronp613) January 4, 2024
Today, that same exact code was re-added. https://t.co/vOeuK9DsnK
Atualmente, quem quer assinar o Spotify Premium deve fazê-lo através do site do serviço. Isso não é um problema tão evidente porque a inscrição só precisa ser feita uma vez por ano, tecnicamente.
No entanto, o cenário pode mudar com o setor emergente de audiolivros. Afinal, o usuário precisa comprar cada título e, toda vez que fizer isso, precisa sair do app para ser encaminhado a um link externo do site, o que é um desgaste para o consumidor. Com o retorno do código de um sistema de pagamentos, dá para especular que o Spotify pode dar o braço a torcer para a Apple pelo menos nessas transações.
A empresa já fez a declaração oficial de que não é o caso, mas a especulação continua enquanto a presença do código suspeito persistir.
Também é possível que o Spotify esteja se preparando para aproveitar futuras leis que possam exigir que a Apple permita sistemas de pagamento de terceiros, tendo em vista que a empresa sempre está dentro de alguma batalha judicial.
Texto original (07/12/2023)
O Spotify pode reintroduzir os pagamentos no aplicativo para usuários iOS, de acordo com códigos descobertos na versão beta mais recente. O MacRumors revelou que foram encontradas referências a um sistema de pagamento no aplicativo, incluindo uma tela de checkout IAP e painéis de repetição de compra para casos de falha nas transações.
Essa levanta especulações sobre possíveis mudanças ou negociações em andamento entre o Spotify e a Apple. O serviço de streaming não permitiu por muito tempo que os clientes se inscrevessem para a assinatura premium pela App Store para evitar as taxas, por exemplo.
As relações entre a Apple e o Spotify têm sido tensas ao longo dos anos, com disputas públicas sobre as políticas da App Store, incluindo taxas e rejeições de aplicativos. Em novembro de 2022, o CEO do Spotify, Daniel Ek, criticou a App Store, acusando-a de ameaçar o futuro da internet.
Enquanto o Spotify pode cobrar diretamente os usuários do Android através do Google Play desde novembro de 2020, essa opção não está disponível na App Store da Apple, que não oferece um sistema de faturamento alternativo, exceto em casos específicos, como na Coreia do Sul e na Holanda, onde reguladores permitiram o uso de provedores de pagamento terceirizados.
Comentários