Economia e mercado 07 Dez
A SMIC começou a trabalhar no desenvolvimento de chips produzidos dentro do processo de 5 nanômetros e pode apresentar novidades ao longo do ano de 2024.
Segundo pessoas que possuem acesso aos planos da empresa, isso está acontecendo mesmo com as sanções aplicadas pelo governo dos Estados Unidos.
A SMIC tem desenvolvido máquinas próprias de chips e usado equipamentos adaptados da ASML para avançar rapidamente na produção de SoCs em 7 nm.
Caso a empresa tenha sucesso em conseguir bom rendimento, a Huawei será a maior beneficiada, uma vez que a empresa desenvolve seus chips proprietários da linha Kirin.
Comentando o assunto, analistas de mercado da Coreia do Sul dizem que o próprio mercado está sentindo que a SMIC tem avançado mais rápido que o esperado. Isso porque está acontecendo uma escassez de fotomáscaras e películas semicondutoras no mercado global.
A demanda cresceu 20% neste ano e os maiores compradores estão na China.
Com o avanço da SMIC para o processo de 5 nm, a tendência é de que a escassez desses materiais essenciais para a produção de chips avançados cresça substancialmente ao longo de 2024.
Por isso, a recomendação desses analistas é de que outras fabricantes procurem novos fornecedores para não ter surpresas negativas ao longo de 2024.
Por enquanto, a SMIC tem se mantido em silêncio sobre o assunto, mas, caso a empresa alcance os 5 nm, muito provavelmente a Huawei também aproveitará esse avanço nos seus chips de Inteligência Artificial, uma vez que a empresa tem substituído as opções na Nvidia após novas sanções dos EUA.
Comentários