LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Linha iPhone 17 poderá contar com novo chip para Wi-Fi 7 desenvolvido pela Apple

31 de outubro de 2024 33

Atualização (31/10/2024) - PF

Apesar de todos os modelos de iPhone 16 recém-lançados já trazerem suporte a Wi-Fi 7, a Apple utiliza chips fabricados por terceiros. Mas ao que tudo indica, isso está prestes a mudar, e já na linha iPhone 17.

Em acordo com rumores anteriores, o famoso analista de mercado Ming-Chi Kuo afirmou que alguns dos modelos da próxima geração de smartphones contarão com um novo chip Wi-Fi, desenvolvido pela própria Apple.

iPhone 16 Pro Max - Imagem: acervo TudoCelular

Segundo ele, espera-se que a companhia equipe “quase todos” os seus produtos com o chip proprietário “dentro de cerca de três anos”. A medida reduziria os custos dos componentes para a Apple e reforçaria a integração de software e hardware, uma das marcas da empresa.

Apesar de não dar mais detalhes, Kuo afirma que o novo chip terá suporte as especificações mais recentes do Wi-Fi 7 e será produzido pela TSMC, em um processo de fabricação de 7nm conhecido como N7. Atualmente, os iPhones são equipados com um chip combinado de Wi-Fi e Bluetooth fornecido pela Broadcom.

Como mencionado, as palavras de Kuo estão bastante alinhadas com rumores anteriores. Ainda em dezembro de 2023, outro analista que cobre as cadeias de suprimentos da Apple, Jeff Pu, afirmou que os iPhones 17 Pro e 17 Pro Max contariam com o novo chip Wi-Fi da empresa, com expansão para todos os modelos da linha a partir da geração 18, que deve ser lançada em 2026.

O Wi-Fi 7 possibilita a transmissão de dados de forma simultânea nas bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz em roteadores compatíveis, o que resulta em maiores velocidades, menor latência e conectividade mais confiável. O novo padrão pode entregar picos de velocidade de mais de 40 Gbps – um aumento de 4x em relação ao Wi-Fi 6E.

Texto original - 15/12/2023

A Apple investe cada vez mais em diminuir sua dependência de recursos de terceiros e desenvolver internamente o hardware de seus celulares. Nesta sexta-feira (15), um analista revelou que a fabricante estaria trabalhando em seu próprio chip de radiofrequência para conectividade Wi-Fi 7, que seria utilizado a partir do iPhone 17 Pro.

De acordo com as informações de Jeff Pu, analista que cobre empresas da cadeia de suprimentos da Apple, a primeira solução proprietária da empresa seria introduzida em 2025, exclusivamente para o iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max. No ano seguinte, todos os modelos da linha seriam equipados com o chip proprietário.

iPhone 15 Pro e Pro Max são os primeiros celulares da Apple com Wi-Fi 6E (Imagem: TudoCelular.com)

Atualmente, para oferecer conectividade wireless ao iPhone, a Apple conta com uma parceria com a Broadcom, que fornece uma plataforma que combina Wi-Fi e Bluetooth. Segundo Pu, a fabricante estadunidense sofreria certo impacto em sua receita ao deixar de receber encomendas da Maçã, uma de suas maiores clientes.

Não é a primeira vez que esse assunto é comentado por um analista da indústria de hardware. Mark Gurman, da Bloomberg, havia informado que a Apple estava desenvolvendo seu próprio chip Wi-Fi e Bluetooth para utilizar em seus celulares a partir de 2025.

Ming-Chi Kuo posteriormente afirmou que o chip proprietário suportaria apenas Wi-Fi, e seu desenvolvimento estaria paralisado “por um tempo”. Aparentemente, o projeto não foi descartado, e poderia cumprir a meta de lançamento com o iPhone 17 Pro.

Vale esclarecer que o iPhone 16 Pro, previsto para 2024, possivelmente chegará ao mercado pronto para a tecnologia Wi-Fi 7, contudo, o chip responsável pela conectividade de última geração ainda seria fornecido por terceiros.

(Imagem: Reprodução)

O Wi-Fi 7 está prestes a ser concluído, e os primeiros dispositivos compatíveis com a nova tecnologia devem entrar em atividade em 2024. Espera-se que a nova geração do protocolo ofereça menor latência e picos de velocidade acima de 40 Gbps, além de permitir que os aparelhos se conectem simultaneamente em bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz.

Veja mais!

Mais Notícias

33

Comentários

Linha iPhone 17 poderá contar com novo chip para Wi-Fi 7 desenvolvido pela Apple
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho