Segurança 31 Jan
Atualização (27/01/2024) - por DT
As inscrições para o 6° concurso público da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram abertas ontem, sexta-feira (26). O certame ofertou 50 vagas para cargos que exigem nível superior, com salário inicial de R$ 16,4 mil para os aprovados.
Além do provimento imediato de 50 vagas, o concurso também prevê a formação de cadastro reserva em cargos de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações. Os interessados precisam se inscrever até 26 de fevereiro.
A banca responsável pelo concurso é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e a previsão da Anatel é que as provas objetivas e discursivas sejam realizadas no dia 26 de maio.
Há vagas para seis especialidades:
- Ciências Contábeis - 3 vagas
- Ciência de Dados - 15 vagas
- Direito - 8 vagas
- Economia - 4 vagas
- Engenharia - 10 vagas
- Geral - 10 vagas
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, comemorou a realização do concurso e destacou que a agência busca “pessoas que tenham uma visão ampla e que contribuam ativamente no processo de transformação digital promovido pela Agência".
As inscrições devem ser feitas via internet, por meio deste link. O edital do certame também está disponível aqui.
Texto original (20/12/2023)
Edital do concurso da Anatel deve ser publicado em janeiro e Cebraspe será a banca
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou durante esta quarta-feira (20) que a banca examinadora do concurso público da autarquia previsto para 2024 será a Cebraspe. O edital do certame deve ser publicado em janeiro do próximo ano.
Ao todo, esse concurso da Anatel deverá ser realizado para preencher 50 vagas para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, carreira que exige formação de nível superior e oferece um salário de R$ 16,4 mil.
O contrato entre a Anatel e a Cebraspe foi assinado nesta quarta. Após essa etapa, a banca deve começar a preparar o edital do processo. O último certame aberto pela Anatel aconteceu em 2014 e esse será o sexto realizado pela agência reguladora.
O edital vai indicar seis especialidades, inclusive, com uma reserva de vagas destinadas para candidatos com deficiência e para negros. Ainda segundo a Anatel, as provas serão objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Os interessados vão poder responder as provas nas 26 capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal. Os exames serão realizados no mesmo dia e no mesmo turno, e as datas vão ser informadas em janeiro, com a publicação do edital.
Após as provas, os aprovados vão passar pela parte de análise de títulos, de caráter apenas classificatório. Na sequência, será ministrado um Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, que vai ser realizado em Brasília/DF.
Conforme destacou a Anatel, a agência tinha 1.286 cargos efetivos ocupados até julho deste ano, mas quadro pessoal previsto da autarquia é de 1.690 servidores. As solicitações para um novo concurso vêm sendo feitas ao governo federal desde 2018.
Todas as 50 vagas previstas para o 6° concurso público da Anatel correspondem a apenas 12% dos cargos vagos que a agência possui, em relação a todos previstos para provimento efetivo. Contudo, 50 foi a quantidade autorizada pelo governo federal.
E você, pretende se inscrever no concurso? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários