LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeiro carro elétrico com bateria de sódio tem produção em série iniciada pela JAC

28 de dezembro de 2023 9

A montadora chinesa JAC anunciou que deu início a produção em série do primeiro veículo elétrico equipado com bateria de sódio que será comercializado em escala. O hatch Yiwei EV foi o escolhido e as entregas estão previstas para janeiro de 2024.

O Yiwei EV parece apenas uma versão renomeada do hatch Sehol E10X, vendido no Brasil como JAC e-JS1.

De acordo com a JAC, o Yiwei EV vai chegar ao mercado um pacote de baterias cilíndricas de íons de sódio da empresa HiNa Battery, e virá embarcado com a tecnologia de módulo UE (Encapsulamento Unitário), criada pela própria montadora chinesa.


Vale destacar que o módulo UE possui um design que lembra uma colmeia. Porém, na prática, conforme apontou o site InsideEVs, esse modelo é mais um conceito de bateria estrutural, como o CTP (cell-to-pack) da CATL ou a bateria Blade da BYD.

As baterias de íons de sódio são voltadas para veículos compactos e de micromobilidade, devido a sua menor densidade energética. O interesse das montadoras se dá pelo fato de ser uma solução mais barata do que os componentes tradicionais de lítio.


Portanto, com a bateria de sódio, a JAC espera reduzir o seu custo final para a fabricação dos veículos e ampliar as vendas dos modelos. A concorrência também está de olho na ideia e a BYD planeja construir a maior fábrica de baterias de sódio do mundo.

"As baterias de íons de sódio se tornarão um tipo de bateria importante, complementar às baterias LFP e uma solução de baixo custo que promove a popularização de veículos elétricos em massa para massas", afirmou Xia Shunli, presidente da Yiwei, submarca da JAC.

Em fevereiro de 2023, a JAC anunciou que foi a primeira montadora a colocar a bateria de íons de sódio sem lítio em um veículo elétrico. O componente do novo Yiwei EV tem uma capacidade de 25 kWh e densidade de energia de 120 Wh/kg.

Ainda segundo a fabricante, Yiwei EV oferece uma autonomia de até 252 km por carga. Além disso, a tecnologia de carregamento rápido do veículo permite carregar de 10% a 80% em apenas 20 minutos, tornando-o conveniente para o uso diário.

Veja também


9

Comentários

Primeiro carro elétrico com bateria de sódio tem produção em série iniciada pela JAC
  • Interessante novas formas de armazenamento de energia, mas poderíamos pensar no processo de coordenação dos veículos. Este modelo atual de carros de uso "pessoal" poderia gera muito desperdício.
    Melhor ter um carro rodando 24 horas do que 10 carros que ficam parados num estacionamento.

    • O interessante desse modelo de comédia é: se tiver 60 módulos cilíndricos e o sistema detectar um módulo deficiente, dá a opção de troca desse módulo assim terá um mercado variável de recondicionamento dessas baterias %uD83D%uDD0B barateando o custo energético como um todo do veículo, fomentando a economia local e ou nacional.
      É minha ideia e opinião.
      Para ser rentável um carro elétrico acredito muito na bateria em um formato assim.

        • Tá ai algo realmente interessante, principalmente para carros apenas para uso urbano, se é uma pessoa que não precisa carregar a bateria com muita frequência essa bateria vai durar mais do que o próprio carro, e como a bateria é mais barata daria pra finalmente começar a popularizar os carros elétricos aqui no Brasil...

          Economia e mercado

          Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos